Recapeamento em São Paulo: inovação, tecnologia e mais de 900 km requalificados

Mapeamento técnico, avaliação dos problemas e realização de obras personalizadas garantiram eficiência no investimento e conclusão de 429 vias, até 2021

Uma das prioridades da Prefeitura de São Paulo é melhorar a qualidade do asfalto de forma consistente. Em busca de soluções, foram desenvolvidas ações com base em tecnologia, que incluem mapeamento técnico e avaliação criteriosa dos problemas no pavimento. O resultado foi 913 km de vias recapeadas, totalizando 429 ruas e avenidas, entre 2017 e 2021.

A Secretária Municipal das Subprefeitura desenvolveu uma série de procedimentos simultâneos com foco em gestão do pavimento. Pela tela do computador, é possível verificar a qualidade das vias públicas da capital. Dos 17 mil km de extensão que existem na cidade, 85% já está mapeada pelo sistema Geovista.

Dispositivos instalados sob táxis e carros de aplicativos viabilizam essa medição, que acontece diariamente. O serviço é inédito em São Paulo, que pela primeira vez, dispõe da situação das vias para planejamento e tomada de decisões. O sistema permite priorizar as vias que estão em situação ruim para que sejam incluídas na programação de recapeamento

Uma vez escolhidas, as ruas e avenidas passam por avalições técnicas que identificam o serviço ideal a ser executado. Para danos na camada inicial do asfalto ou na rede de drenagem, por exemplo, o equipamento com função de scanner indica o reparo necessário. Em caso de problemas mais profundos, uma nova máquina entra no processo e apresenta a solução.

O uso dessas tecnologias gerou um asfalto de mais qualidade, uma vez que as obras acontecem de maneira personalizada, atendendo às necessidades de cada trecho; e melhor eficiência na aplicação dos recursos públicos. A intervenção na Av. Nordestina, por exemplo, gerou uma redução nos custos de 50%, proporcionando que o investimento fosse aplicado em outras obras.

Desde 2017, a área renovada na capital supera a distância entre São Paulo e Goiânia, no estado de Goiás.