Prefeitura de São Paulo intensifica ações de zeladoria para melhorar tempo de atendimento aos munícipes

As atividades acontecerão nos distritos que concentram maiores números de solicitações por serviços

 

A Subprefeitura Lapa iniciou, na última segunda-feira (24), uma ação de zeladoria na Praça Coronel Cipriano de Morais e em seus arredores, na Vila Ipojuca, Zona Oeste da capital, para melhorar o tempo de atendimento das solicitações pendentes. O prefeito Ricardo Nunes acompanhou os trabalhos na região nesta terça-feira (25).

A Prefeitura tem trabalhado para diminuir as solicitações de serviços de zeladoria. Em 2017, havia cerca de 250 mil pedidos pela Central SP156, atualmente, há cerca de 20 mil.

Segundo Nunes, as 32 subprefeituras estão sendo incentivadas a intensificar as ações de zeladoria. “Queremos deixar a cidade mais bonita. É um trabalho da Prefeitura, liderado pelo secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi”, explicou.

De acordo com o secretário Modonezi, que acompanhou as atividades ao lado do prefeito, as megaoperações de zeladoria estão sendo concentradas nos distritos que apresentam maior volume de demandas.

A região administrada pela Subprefeitura Lapa é um dos distritos que vem reduzindo o tempo de atendimento às solicitações: em fevereiro deste ano, eram cerca de 2.900 solicitações. Agora, são cerca de 800.

“Nesta semana estamos na Vila Ipojuca, onde realizaremos 18 remoções de árvores e podas, entre outros. A Subprefeitura Lapa está conseguindo reduzir bastante as reivindicações com trabalhos intensificados nos últimos 50 dias. Dessa forma, juntos conseguimos cumprir mais rapidamente as solicitações da população. Continuaremos com essas ações uma vez ao mês, sempre em contato com os subprefeitos para a execução dos serviços concentrados”, declarou Modonezi.

Na praça, equipes de zeladoria estão realizando serviços de poda e plantio de mudas, corte de grama, varrição, instalação de lixeiras e restauração das calçadas, além da instalação de uma faixa de pedestres ligando a praça à uma viela próxima.

O ponto de ônibus da Praça Coronel Cipriano de Morais, o mais antigo da cidade – da década de 1960 – está sendo revitalizado, assim como a escadaria ao lado, que liga a Rua Camburiú à Avenida Ricardo Medina Filho, que também receberá serviços de tapa-buraco.

“Essa iniciativa é excelente. Que se repita por mais lugares. Se possível, vamos reunir umas pessoas, que são donas de estabelecimentos, e a gente pode até assumir a praça”, explicou o comerciante da região, José Carlos Foryan.

Portal 156

A ação na Vila Ipojuca reúne cerca de 200 trabalhadores das equipes de zeladoria. Quatro delas, com 50 pessoas, atuam hoje exclusivamente na região da praça. Os trabalhos serão finalizados na próxima sexta-feira (28).

Segundo o subprefeito da Lapa, Caio Luz, o objetivo é zerar todos os pedidos de zeladoria feitos via 156 para essa região. “Não é a primeira ação desde a nossa chegada. Já fizemos isso no Jardim Humaitá e na Vila Jaguara. À medida em que conseguimos organizar uma grande ação onde tem bastante solicitação de munícipe, a gente concentra os trabalhos durante uma semana e acaba resolvendo problemas que já foram solicitados via Portal 156 e também agrega outras soluções que podem ser postas”, afirmou.

“Nossa ideia é que, uma vez por mês, a gente identifique os pontos que têm uma maior concentração de solicitação de munícipes via 156 e faça grandes ações como essa. Você consegue solucionar vários problemas em uma semana”, completou o subprefeito.

Hospital Sorocabana

Durante coletiva, o prefeito foi questionado sobre o Hospital Sorocabana. Ele disse que, quando o Governo do Estado passar o imóvel para gestão da Prefeitura de São Paulo, haverá uma licitação de reforma.

“Hoje já funciona o térreo para o atendimento de Covid. São outros cinco andares. Vamos fazer a reforma e colocar esse hospital plenamente para funcionar nessa região”, explicou o prefeito Ricardo Nunes.

Ponte Pirituba-Lapa

Outro assunto abordado durante o evento na Praça Coronel Cipriano de Morais foi sobre a ponte que ligaria Pirituba à Lapa, que está com as obras paradas por decisão judicial. Sobre esta questão o prefeito declarou: “Nossa procuradoria está fazendo colocações necessárias para poder fazer com que essa licitação volte ao normal. Na semana passada, inclusive, eu fiz um Decreto de Utilidade Pública de uma área do envoltório da ponte. A gente continua com o processo de poder fazer. Só dependemos da liberação judicial para retomar a obra. É uma prioridade”, finalizou Ricardo Nunes.

Fotos: Marcelo Pereira/SECOM