Otimização na zeladoria resulta em menor tempo de resposta ao munícipe

Desde 2017, a Prefeitura tem investido em tecnologia, gerenciamento de serviços e qualificação na execução

Olhar para o cidadão é a prioridade da Prefeitura de São Paulo. Para isso, a Secretaria Municipal das Subprefeituras tem investido em ações que resultaram na diminuição do tempo de resposta aos pedidos enviados pelos munícipes. Uso de sistemas digitais e serviços de zeladoria mais qualificados estão entre as melhorias.

Até 2017, toda a zeladoria da capital era tratada de forma particular por cada uma das 32 subprefeituras. Isto é, não havia padronização e monitoramento efetivo do que de fato acontecida em São Paulo. Não havia controle de dados que identificasse quantas árvores foram podadas ou quantos buracos foram tapados em determinada região, por exemplo.

Com o uso de tecnologia, a gestão teve acesso, pela primeira vez, a um mapeamento único da cidade, que conta com 17 mil km de vias e tem área equivalente a duas Nova York e sete Buenos Aires. Todos os serviços de zeladoria passaram a ser integrados pelo Sistema de Gerenciamento da Zeladoria, que já soma mais de 774 mil ordens de serviço atendidas – que podem somar mais de uma solicitação do mesmo serviço.

O manejo arbóreo, que inclui poda e remoção, reduziu em 88% o tempo de atendimento aos serviços solicitados pelo cidadão pelo SP156, partindo de 507 dias para 61, em média. Entre 2017 e 2021, as subprefeituras realizaram mais de 515 mil podas de árvores e cerca de 57 mil remoções.

Todos os serviços em árvores são atestados por engenheiros agrônomos públicos e contratados, para garantir que a saúde e estabilidade do exemplar sejam preservados. Para árvores em contato com a rede elétrica, a SMSUB possui um convênio com a Enel SP, com o mesmo objetivo.

O tempo de atendimento do pedido de tapa-buraco pelo SP156 reduziu cerca de 80%, desde 2017 (121 dias) e a SMSUB está trabalhando para diminuir ainda mais. O objetivo é atingir a meta de realizar o tapa-buraco em uma média de 10 dias. Hoje, a solicitação já é atendida, em média, em 26 dias.

Desde 2017, mais de 820 mil buracos foram tapados pelas equipes. Os critérios para a qualidade do serviço incluem desde a produção da massa asfáltica, até a medida do requadramento da área que será recomposta.

A análise unificada da cidade permite que a Prefeitura identifique as reais necessidades de cada região e o tipo de serviço que deverá ser realizado, com acompanhamento prévio e posterior. O foco é a população, que passou a ser atendida com mais agilidade e qualidade.