Projeto Revitaliza SP retira 265 toneladas de lixo na zona norte e renova pontos de descarte irregular com grafites e reciclagem

Os muros recebem grafites com a temática de animais em extinção e ganham adereços com materiais reaproveitados dos Ecopontos

Ponto revitalizado com grafite da Ararajuba. Fonte: Limpa SP

Todos os finais de semana, alguns pontos da cidade de São Paulo vão ganhando mais cores e menos sujeira. Lugares onde havia lixo, estão sendo reformados com grafite, informação e muita pintura. A iniciativa é da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) em parceria com as Subprefeituras e consórcios de varrição, a fim de eliminar pontos viciados de lixo na capital por meio de limpeza, pintura e educação ambiental.

Na região da zona norte e Penha, o Projeto Revitaliza SP é operado pela Limpa SP, consórcio de zeladoria urbana, que está realizando as revitalizações dos pontos de descarte irregular na região das Subprefeituras Casa Verde, Freguesia/ Brasilândia, Jaçanã / Tremembé, Vila maria/ Vila Guilherme, Santana e Penha.

Com o intuito de agregar conhecimento e a reutilização de materiais recicláveis, o consórcio tem mostrado que é possível revitalizar e reciclar ao mesmo tempo. A ideia é criar grafites junto com materiais recicláveis retirados dos Ecopontos, levando conhecimento aos moradores com artes de animais nativos da fauna brasileira, que correm risco de extinção.

O primeiro grafite feito foi realizado no Parque Novo Mundo, região da Subprefeitura da Vila Maria/Vila Guilherme, o animal eleito foi a Ararajuba, que é uma espécie nativa do Norte do Brasil e corre risco de desaparecer. Para estruturar o grafite, foram utilizadas garrafas pets para fazer as penas do animal, caixotes de uva que foram utilizados como tronco, assim como tampinhas de garrafa e CD’s para a região dos olhos. Para finalizar, é colocado um pallet reaproveitado com as principais informações sobre o animal, como nome da espécie, alimentação, quantas espécies ainda existem e principal motivo de extinção.

Ao final de cada mês a Limpa SP escolhe um local que é ponto de descarte irregular para revitalizar. Para que esses locais transformados permaneçam limpos, a contribuição da população é fundamental. Descartar resíduos diversos abaixo de 50kg em área pública é passível de multa no valor de R$855,00, e acima de 50kg, R$ 17.447,82, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana nº 13.478/02, artigos 160 e 161, além de ser considerado crime ambiental.