Secretaria das Subprefeituras desenvolve ações para reduzir os impactos das chuvas de verão

Pela primeira vez, a cidade fará o monitoramento operacional de piscinões e túneis. A manutenção e limpeza do sistema de drenagem acontecem durante o ano todo

Foto: SECOM

A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) é responsável pela limpeza urbana, e manutenção e desassoreamento de 34 piscinões da cidade, entre outras atribuições. Ao longo do ano, diversas ações são realizadas com intuito de reduzir os impactos das chuvas, como limpeza de córregos, microdrenagem, conservação de galerias e poda de árvores. Os serviços preventivos também fazem parte da 9ª edição do Plano Chuvas de Verão 2020/2021.

As equipes das subprefeituras retiram detritos das margens e da extensão dos córregos e cortam o mato que cresce nas beiras, para que não haja interrupções no fluxo da água da chuva e evite a proliferação de doenças. A quantidade de detritos removida este ano é 196% maior do que em 2019, além da extensão de córregos limpos também ser superior ao ano passado em 96%.

A microdrenagem manual e mecanizada tem o objetivo de desobstruir galerias, ramais, poços de visita e bocas de lobo para garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem da cidade. Este ano, as ações de limpeza de galerias e ramais percorreram uma extensão 23% maior do que em 2019. A quantidade de poços de visita e bocas de lobo também cresceu em 26%.

Essas estruturas também passam por reformas para garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem. A extensão de galerias reformadas é 19% maior em 2020, se comparado a 2019. No mesmo período, as equipes reformaram 10% a mais de bocas de lobo e poços de visita.

A poda de árvores é importante para diminuir as obstruções nas vias e os acidentes causados por quedas durante as tempestades. Em 2020, o serviço teve um aumento de 51% em relação a 2019. As ações acontecem durante todo o ano.

Os piscinões retêm parte da água pluvial e reduzem os impactos de alagamento nas vias. As equipes realizam manutenção, desassoreamento e limpeza preventivamente em períodos de pouca chuva e de acordo com a necessidade de cada reservatório, para que estejam aptos a operar em alta demanda. Este ano, a quantidade de detritos retirados é 31% a mais do que em 2019.

Sistema revoluciona operação de piscinões e túneis em São Paulo

Um sistema inédito de monitoramento está sendo instalado em 23 piscinões e oito túneis da cidade. A rede centraliza o acompanhamento de chuvas, drenagem, operação dos reservatórios e escoamento da água, e é novidade no Plano de Chuvas de Verão 2020/2021.

Por meio da rede de telemetria e telemonitoramento, é possível acompanhar o nível e vazão da água, e o funcionamento das motobombas (responsáveis pelo escoamento), por meio de sensores instalados nos piscinões e túneis. Além disso, o sistema emite alertas em caso de queda de energia, obstrução e falha mecânica. No caso dos túneis, é possível, também, monitorar o nível de CO2 acumulado.

Com estas informações, um centro de controle operacional instalado dentro da SMSUB realiza o acompanhamento à distância e consegue viabilizar ações emergenciais, como limpeza e reparos de equipamentos de drenagem.

Até pouco tempo, os piscinões eram operados individualmente pelas subprefeituras, no local e de forma manual. Agora, as bombas controladas remotamente podem ser ligadas e desligadas conforme a necessidade, e na hipótese de queda de energia, geradores são acionados também à distância.

Vale lembrar que um piscinão é um reservatório que recebe água excedente de rios para evitar transbordamentos, e, posteriormente, o líquido é bombeado de volta. O sistema consegue definir o melhor momento para o bombeamento e sua intensidade. Pela primeira vez, a secretaria terá um procedimento operacional centralizado para os piscinões.

No caso dos túneis, as bombas instaladas também serão operadas à distância, assim como os ventiladores que fazem o ar circular, cujo funcionamento pode ser acelerado ou reduzido, dependendo da necessidade.

Dos 34 piscinões sob responsabilidade da SMSUB, 23 receberam o sistema, cujo escoamento da água é feito por bombeamento. Os demais funcionam por gravidade, isto é, sua localização na parte alta da bacia hidrográfica facilita o curso da água até o rio ou córrego sem a necessidade de bombas. Há oito túneis na cidade e todos foram contemplados.
Dentre os 23 piscinões e oito túneis que receberam o sistema e estão em operação, estão os piscinões Cedrolândia e Cordeiro RC3, e os túneis Max Feffer e Ayrton Senna.

Medidas de limpeza urbana para o Plano Chuvas de Verão 

No intuito de minimizar os impactos causados pelas chuvas de verão nas áreas urbanas e periféricas da cidade, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) propôs uma série de ações preventivas e emergenciais. As ações foram divididas em duas etapas: preventivas – serviços de limpeza urbana para evitar possíveis enchentes; e medidas corretivas – ações para controlar os danos causados por pontos de alagamento.

Para compor a nona edição do plano, serão monitorados 1.269 pontos para melhorar o escoamento, que terão a limpeza intensificada em mais de 8 mil bueiros e bocas de lobo. Esses pontos foram identificados por AMLURB, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) e Defesa Civil.

A fim de evitar pontos de alagamento nas 210 bacias da cidade (depressões formadas nas vias), já estão em andamento os serviços de intensificação e antecipação da coleta domiciliar e dos resíduos de varrição, limpeza de bueiros, túneis, ramais e pontos viciados. Até outubro deste ano, a Prefeitura recolheu cerca de 13,5 mil toneladas de detritos de bueiros e bocas de lobo da cidade.

No caso das regiões que apresentarem ocorrências de enchentes, após a liberação do local pela Defesa Civil ou quando houver condições seguras, as equipes de limpeza irão realizar os serviços de raspagem das vias e logradouros públicos; coleta de materiais diversos; lavagem das ruas e avenidas e limpeza de bueiros e bocas de lobo, para minimizar os danos causados pelas chuvas.

Vale ressaltar que a contribuição da população é fundamental durante esse período de chuvas. Os sacos de resíduos devem ser colocados nas calçadas o mais próximo possível do horário da passagem do caminhão coletor, evitando que os resíduos ensacados fiquem expostos por muito tempo nas vias. Para coleta domiciliar diurna, os resíduos devem ser dispostos em até duas horas antes do horário da coleta, e para coleta domiciliar noturna, os sacos devem ser dispostos somente após às 18h.

Colocar os sacos de lixo em vias públicas fora do horário da coleta é passível de multa no valor de R$ 85,51, conforme estabelece a Lei de Limpeza Urbana, nº 13.478/02º, artigo 151.