Recapeamento continua a avançar em São Paulo

Obras de recuperação de vias já passaram por todas a regiões da cidade

A Prefeitura de São Paulo prevê recapear mais 71 ruas e avenidas até o final deste ano, sendo que 40 estão com obras em andamento. Desde janeiro, 99 vias foram recuperadas pela Secretaria Municipal das Subprefeituras. No biênio 2019/2020, a administração já superou o patamar estabelecido pelo Programa de Metas, que era de 3,6 milhões de metros quadrados. A área restaurada chegou a quase 4,8 milhões de metros quadrados até o mês passado.

O programa de recapeamento cobre todas as regiões da cidade. Na zona sul, por exemplo, foram recuperados 121 quilômetros de vias do ano passado até agora, em todos os distritos da região. Ocorreram obras nas avenidas Yervant Kissajikian, Guilherme Dumont Vilares, Estrada Turística de Parelheiros, Rodovia dos Imigrantes, Estrada das Lágrimas,e muitas outras (clique aqui para ver a lista completa).

                                                                 Foto: Avenida Guilherme Dumont Vilares

Na zona leste o trabalho foi realizado até agora em 99 quilômetros de pistas, incluindo as avenidas dos Metalúrgicos, Aricanduva, Governador Carvalho Pinto, Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello e outras vias por todos os distritos da região (confira a lista completa aqui).

Na zona oeste foi aplicado asfalto novo nos bairros do Butantã, Lapa e Pinheiros, num total de 49,6 quilômetros, incluindo trechos da Marginal Pinheiros, as avenidas Escola Politécnica, dos Bandeirantes e Giovanni Gronchi, e a Rua Cerro Corá (confira a lista completa aqui).

                                                                            Foto: Avenida Escola Politécnica

As vias recapeadas na zona norte somaram 48 quilômetros de 2019 a julho deste ano nos distritos de Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia/Brasilândia, Vila Maria/Vila Guilherme, Pirituba/Jaraguá, Perus e Santana/Tucuruvi. Passaram por obras as avenidas Alexios Jafet, Conselheiro Moreira de Barros, Gen. Ataliba Leonel, Conceição, a Rua Voluntários da Pátria e outras (confira a lista completa).

A região central recebeu nova pavimentação em 17 quilômetros de vias, em bairros como Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Sé. Houve obras na Avenida da Liberdade, Alameda Glete, Rua Alagoas, Avenida Dom Pedro I, entre outras (confira a lista completa).

A malha recapeada em São Paulo de 2019 até agora chega a 335 quilômetros, o que dá mais ou menos a distância da capital até Ribeirão Preto, no interior do estado.

Tecnologia

A Prefeitura implantou sistemas digitais capazes de monitorar a qualidade das vias e identificar o serviço necessário de acordo com o desgaste do asfalto. Isso resultou em maior qualidade e economia de dinheiro público.

Em 2020, o investimentos previstos no programa são de R$ 500 milhões, oriundos de um financiamento obtido no final do ano passado para a recuperação de 170 vias, num total de 3,2 milhões de metros quadrados.

O trabalho de recapeamento, porém, vem desde o início da gestão. De novembro de 2017 a julho deste ano, 348 vias foram recapeadas, somando 567,2 quilômetros, o que dá quase a distância de São Paulo a Belo Horizonte, em Minas Gerais. A Prefeitura designou mais de R$ 1 bilhão ao programa desde o início.