Governo e lideranças discutem políticas públicas com moradores de Paraisópolis

Parque na comunidade será entregue pela Prefeitura em 2020

Da Secretaria Especial de Comunicação:

A Prefeitura de São Paulo vai entregar o Parque Paraisópolis até o final do próximo ano. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9) após reunião entre representantes do Município, do Estado e da Comunidade, localizada na Zona Sul da cidade. O encontro aconteceu na sede da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis.

A Prefeitura está com o projeto do parque concluído e a obra em processo final de licitação. A previsão é de que a instalação de guaritas, administração, área com pergolado, deck e parquinhos seja iniciada em março para que o parque possa ser entregue em 2020.

“Será um parque com 68 mil metros quadrados, que terá o investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI), para trazer uma nova área de lazer para a população”, disse o secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo de Castro.

“Eu agradeço a comunidade de Paraisópolis pelo convite. O poder público e a sociedade civil, juntos, é a melhor forma para debater problemas e encontrar soluções conjuntas”, disse o prefeito Bruno Covas em vídeo divulgado na última semana.

O secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, se comprometeu a continuar com o programa de iluminação por LED na comunidade, que passará a contar com mais de dois mil pontos instalados principalmente nas vielas que cortam o bairro.

Os moradores também levantaram propostas de melhorias, como a criação de uma subprefeitura para as regiões de Paraisópolis e Morumbi, a canalização do córrego Antonico, a retomada das obras de urbanização e da linha ouro do Metrô, a continuidade da Avenida Hebe Camargo, além do apoio a projetos culturais que acontecem na comunidade.

“Nós temos que reconhecer a questão do funk como um gênero cultural e expressivo que hoje é protagonizado pela juventude. Para isso, precisamos criar uma série de ações voltadas para a infraestrutura, como foi colocado aqui, mas também para a valorização deste gênero”, disse o secretário de Cultura, Alexandre Youssef.

Participaram os secretários municipais Ana Claudia Carletto (Direitos Humanos e Cidadania), Berenice Giannella (Assistência Social), Aline Cardoso (Trabalho e Empreendedorismo), João Farias (Habitação), Bruno Caetano (Educação), Alexandre Modonezi (Subrefeituras), José Roberto (Segurança Urbana) e Orlando Faria (Casa Civil).

Representando o Governo do Estado, estiveram presentes Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico), Wilson Pedroso (Secretário Particular e Chefe de Gabinete do Governador), Flávio Amary (Habitação), Célia Parnes (Desenvolvimento Social), Sérgio de Sá Leitão (Cultura e Economia Criativa),Rossieli Soares (Educação), José Henrique Germann (Saúde) e Paulo Dimas Mascaretti (Justiça e Defesa da Cidadania).

Durante a reunião, foi determinada a criação de seis grupos de trabalho nas seguintes áreas: Educação, Cultura, Lazer e Esportes, Assistência social, Justiça e Cidadania, Habitação e Infraestrutura, Saúde e Primeira Infância e Emprego e Empreendedorismo.

Nos próximos dez dias, representantes dos grupos irão se reunir, sempre em conjunto com as lideranças locais, para debater as principais propostas levantadas. A ideia é que as iniciativas implementadas também sirvam como modelo para outras comunidades da capital.

“A presença efetiva dos secretários aqui hoje, em um momento difícil como o que estamos vivendo, tem muita força para que todos saibam que ocupar Paraisópolis é muito importante para a transformação das pessoas que moram aqui, quebrar paradigmas e acabar com o preconceito”, destacou o líder comunitário Gilson Rodrigues.

“Paraisópolis está em um momento de resgatar os seus sonhos, a sua construção, e a melhor forma para combater tragédias como as que aconteceram aqui no Baile da 17 é a presença, unir forças para alcançar resultados que são muito importantes para nós”, completou.