Mutirão: Mais de 4.500 atendimentos são realizados no Itaim Paulista

Secretaria da Saúde faz mais de 2.500 atendimentos

Da Secretaria Especial de Comunicação:

A Prefeitura de São Paulo realizou mais de 4.500 atendimentos no sábado (09), das 9 às 15hs, na Praça Lions Clube, no Itaim Paulista, na Zona Leste. A ação contou com ações de zeladoria, tais como: pintura de guias, operação Tapa Buraco, corte de grama e limpeza de bueiros. Uma das novidades foi a Paraoficina Móvel.

Também foram ofertados serviços de exames de DNA e oftalmológicos, aula de defesa pessoal, massagem, limpeza de pele, corte de cabelo, avaliação odontológica, feira de adoção de animais e distribuição de senhas para castração de cães e gatos, entre outros.

A prefeitura também ofereceu a população vagas de emprego e orientações sobre a forma de iniciar um negócio, entenda melhor:

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho ofereceu 525 vagas de emprego, em áreas como serviços e comércio, enquanto a ADE Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, esteve com profissionais que sanaram dúvidas sobre como se tornar um empreendedor de sucesso.

O público também pôde conhecer os programas voltados ao desenvolvimento de negócios como o Vai Tec ou cursos como o Fábrica de Negócios, Mais Mulheres, entre outros.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), disponibilizou 90 oportunidades exclusivas como operador de caixa e fiscal de loja. A grande novidade foi a Paraoficina Móvel - O Itaim Paulista foi o primeiro bairro contemplado com a Paraoficina Móvel durante o mutirão. Trata-se de uma van customizada com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para fazer reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção como muletas, bengalas e andadores.

"Estamos lançando a Paraoficina Móvel no Mutirão do Itaim, pois esses eventos são a melhor forma de interlocução com a população, para mostrar o que estamos fazendo, mas, principalmente, para ouvir demandas e construir nossas políticas públicas", Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Quem necessitou dos serviços de saúde foi orientado em como perder peso, fazer uma alimentação saudável, arboviroses (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti como dengue, zika, chikungunya e febre amarela). Testes rápidos de HIV e hepatites, além de explicações sobre doenças sexualmente transmissíveis e escovação também fizeram parte da grade.

A Cohab disponibilizou uma van com profissionais que esclareceram dúvidas e orientaram quanto a contratos, transferências, emissão de boletos e ajustes financeiros.

Os munícipes tiveram a disposição informações sobre programas de conscientização da Companhia: Conviva Bem (com dicas de convivência entre condôminos); Desplugando (sobre os riscos causados por aparelhos eletrônicos plugados na tomada) e Não seja Enganado (que previne sobre os riscos de comprar as unidades habitacionais que foi apresentados para a população presente na tenda da Cohab ao longo do dia).

Uma feira de livros foi promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, que distribuiu mais de mil livros. A Biblioteca Vicente Paulo Guimarães participou da ação.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos esteve presente para receber denúncias de violência e discriminação contra a população negra, indígena e LGBTI.

Os adultos participaram de sessões de alongamento e as crianças de brincadeiras com monitores, promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia atuou na abertura de Telecentros CDC Parque Veredas (Rua Magnólia Azul, 94 ), Itajuíbe (Rua Consuelo Leandro, 1525) e Sociedade Amigos do Parque Veredas - SAMPAV (Rua Ferreira de Lemos, 55), das 9h e 13h, e o Telecentro da Biblioteca Vicente Paulo Guimarães (R. Jaguar, 225) funcionou das 10h às 16h, com espaços de inclusão digital que permitiram o uso livre de computadores.

A rede de conectividade da Zona Leste está sendo ampliada de 36 para 222 pontos de acesso à internet gratuita e de qualidade. Na região do Itaim Paulista, o programa WiFi Livre SP esteve presente em 23 localidades até o final de 2020, sendo que em nove delas o serviço já foi implementado e modernizado: nas praças Lions Clube, Jaguamitanga, Chico Mendes, Santa Amélia, Silva Teles, e no Conjunto Habitacional Itaim Paulista, além da biblioteca Vicente Paulo Guimarães, da Subprefeitura do Itaim Paulista e do CEU Parque Veredas.

Por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou da ação no Itaim Paulista atendendo as famílias em situação de vulnerabilidade, orientando o cadastramento no CadÚnico.

A Sabesp orientou sob o app Sabesp, orientou a população sob limpeza de caixa d´água e deu dicas sobre consumo consciente da água. Na tenda da Sabesp as pessoas também puderam obter segunda via de contas de água ou fazer o parcelamento das mesmas.

Sobre o mutirão

Promover ações de zeladoria e levar os serviços oferecidos nos equipamentos da administração municipal para próximo da população mais necessitada é o objetivo do programa Mutirão nos Bairros, coordenado pela Secretaria Especial de Relações Socais.

Balanço da ação:

Serviços                   Atendimentos

Social                        1326

Trabalho                    372

Saúde                        2581

Esporte                      291