Dia Mundial da Limpeza desperta consciência sobre descarte irregular de resíduos sólidos urbanos

Prefeitura de São Paulo participa da data, que acontece no sábado (21), com diversas ações de zeladoria na Capital

O Dia Mundial da Limpeza acontece em 157 países, neste sábado (21), com diversas ações simultâneas em espaços públicos que visam mobilizar e conscientizar a população para a questão do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Desafio diário para as Subprefeituras da capital, o combate aos pontos de descarte irregular de entulho mobiliza as equipes de zeladoria em todas as regiões. Nos últimos anos, a intensificação de ações de limpeza e revitalização resultou na queda de cerca de 35% dos chamados pontos viciados de descarte de entulho.

Em 2016, esses locais somavam 4 mil pontos. Já em 2017, foram realizados dois mapeamentos: no primeiro semestre, foram constatados 3.153 e, no segundo, 2.976. Em 2018, foram realizados mapeamentos quadrimestrais, sendo que no primeiro foram identificados 3.026, no segundo 2.823 e, no último, 2.615 pontos.

O descarte irregular de entulho em vias públicas é passível de multa no valor de até R$ 16.003,53, conforme atualização que estabelece a Lei de Limpeza Urbana, nº 13.478/02, artigo 185, além de ser considerado crime ambiental. O Município disponibiliza a Central SP156 (telefone, aplicativo e site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br), além de praças de atendimento das subprefeituras para denúncias de descarte irregular e informações sobre manejo correto.

O trabalho realizado pelas equipes das Subprefeituras também inclui a conscientização ambiental realizada de porta em porta. Para que o combate aos pontos de descarte irregular de entulho seja ainda mais efetivo, é fundamental que a população utilize os 102 Ecopontos de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Córregos e ruas livres de garrafas plásticas e materiais inservíveis descartados de forma irregular auxiliam na prevenção às enchentes e alagamentos.

Em média, são produzidas 20 mil toneladas de resíduos por dia na cidade de São Paulo. Desse total, 12 mil toneladas são recolhidas pela coleta domiciliar e o restante por serviços de varrição. Em 2018, foram recolhidas aproximadamente 77,4 mil toneladas de lixo de varrição na cidade. A contribuição da população é fundamental para manter essas ações de zeladoria na cidade. Espaços públicos limpos viram locais de convivência, de lazer e esportes.

Com a adesão crescente à coleta seletiva, também os resíduos orgânicos passaram a ser reaproveitados. Ao invés de destinados aos aterros sanitários, são coletados em 20% das feiras livres na capital e levados aos cinco Pátios de Compostagem da cidade, por meio do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis. Situados na Lapa, Sé, Mooca, Ermelino Matarazzo e São Mateus, os locais realizam processo de compostagem, que transforma frutas, legumes e verduras dispensados em adubo de alta qualidade. Qualquer pessoa pode comparecer aos pátios e retirar gratuitamente o composto orgânico, que também ajuda no cultivo de produtos agrícolas de agricultores da capital.

Ações no Dia Mundial da Limpeza

Para estimular ainda mais a conscientização, diversas ações de limpeza acontecem pela cidade, no sábado (21). A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), participam do Movimento Clean Up Day, ação social de combate ao descarte irregular de resíduos sólidos, organizado pelo Instituto Limpa Brasil. A abertura do evento, que acontece no Parque Villa-Lobos, contará com a presença do Secretário da SIMA, Marcos Penido, e do Presidente da Amlurb, Edson Tomaz de Lima Filho.

Na abertura oficial do evento, haverá uma cerimônia de entrega de medalhas a oito agentes de limpeza urbana, representados pelos consórcios de zeladoria e coleta domiciliar do município: Corpus Saneamento, Sustentare Saneamento, Locat SP, Limpa SP, Ecoss Ambiental, SCK – Eco Sampa, Loga - Logística Ambiental de São Paulo e Ecourbis Ambiental. Na data em que também se comemora o Dia da Árvore, as autoridades presentes plantarão mudas pelo parque .

Dentre as ações realizadas no Dia Mundial da Limpeza destacam-se mutirões de limpeza, coleta dos resíduos, doação de composto orgânico, ações de conscientização ambiental, exposições e revitalização de pontos viciados. No Parque Villa Lobos, o Instituto Terra Meio Ambiente e Inclusão Social (IT+) receberá os recicláveis da população, como vidros, plásticos, papéis, metais, isopores, pilhas, baterias e óleo de cozinha. Quem quiser participar e contribuir com o Dia Mundial da Limpeza basta levar qualquer um desses resíduos no espaço do IT+ e trocá-los por prêmios como ecobag´s e sementes.

Confira as ações por região:

Região das Subprefeituras Santo Amaro, Capela do Socorro e Cidade Ademar 
Ação: Visita conjunta dos subprefeitos locais para celebrar os 13 anos da Ponte Vitorino Goulart da Silva. Ação de zeladoria e revitalização de ponto viciado
Local: Ponte Vitorino Goulart da Silva
Horário: a partir das 10h15

Ação: Mutirão de Limpeza em grandes avenidas e ação de conscientização ambiental
Local: Estrada do Campo Limpo e Largo do Socorro
Horário: a partir das 7h

Ação: Ações de zeladoria, revitalização e plantio de mudas
Local: Praça Almirante Pena Botto
Horário: a partir das 9h

Ação: Revitalização da praça e plantio de mudas
Local: Rua Miguel Yunes e Avenida Jair Ribeiro da Silva
Horário: a partir das 9h45

Região da Subprefeitura Itaim Paulista 
Ação: Revitalização da Praça com ações de zeladoria, informações sobre educação ambiental e incentivados a utilizar o Ecoponto Mãe Preta, localizado a aproximadamente 200 metros.
Local: Praça Wilson José Ferreira
Horário: a partir das 8h

Região da Subprefeitura Lapa
Ação: Realização de 13 mutirões de limpeza e após isso, ponto de encontro na Praça Miguel Dell’erba, próximo ao Terminal de Ônibus da Lapa, para entrega de composto e orientação a população sobre Ecopontos e dicas de descarte regular.
Locais: Ceagesp, Cemitério da Lapa, Mercado da Lapa, Viaduto Mofarrej e outros - http://bit.ly/2m4wwWh
Horário: a partir das 9h

Região da Subprefeitura Ipiranga 
Ação: Ações de zeladoria e limpeza pública
Local: trecho da rua Alameda Pestana até divisa com Subprefeitura de Vila Prudente
Horário: a partir das 7h

Região da Subprefeitura Jabaquara 
Ação: Ações de zeladoria e limpeza pública
Local: Rua Rodrigues Montemor, Rua das Guassatungas e Avenida Francisco de Paula Quintanilha
Horário: a partir das 7h

Ação: Prefeitura Presente realizando mutirão e ações da equipe de Conscientização Ambiental como, demonstração de brinquedos produzidos a partir de resíduos recicláveis, distribuição de lixeiras para carro e a exposição de um carro feito a partir de objetos derivados de pontos viciados como pneus usados e madeira.
Local: ruas dos Comerciários x Anita Costa x Nelson Fernandes (terminal de ônibus)
Horário: a partir das 9h

Subprefeitura Aricanduva/Formosa
Ação: Ações de zeladoria e limpeza pública
Local: Rua Mirando Jordão até a Barreira Grande
Horário: a partir das 7h

Região da Subprefeitura de Santana 
Ação: Mobilização de agentes ambientais para participarem de mutirão de limpeza e diversas atividades de lazer para a população, como: barraca de Pipoca e algodão doce, distribuição de mudas, conscientização ambiental e oficina de reciclagem.
Local: Rua Antônio dos Santos neto, 280
Horário: a partir das 8h

Ação: Revitalização de pontos viciados
Locais: Casa Verde- R. Carlos Porto Carreiro, 172; Vila Maria/Vila Guilherme - R. Benfica x R. Carlos dos Santos; Freguesia/Brasilândia - R. Matilde munhoz - Próx. a Criança Esperança; Jaçanã/Tremembé - Mário Lago/Ary da Rocha Miranda.
Horário: a partir das 8h

Região da Subprefeitura Penha 
Ação: Evento com Conscientização Ambiental e distribuição de mudas.
Local: Parque Linear Tiquatira, Penha
Horário: a partir das 9h

Região da Subprefeitura Sé e Mooca 
Ação: Mutirão de recicláveis e depois encontro no Parque da Mooca para pesagem e doação dos resíduos à cooperativa Recifavela
Local: Rua Taquari, 549 - Mooca.
Horário: 10h às 14h

Ação: A atividade será um plogging, um tipo de corrida em que as pessoas recolhem o lixo que encontram pelo percurso. Além disso, terá tendas com informações sobre limpeza e doação de composto.
Local: Praça João Mendes - Sé
Horário: 9h às 12h30