Mutirão remove 200 toneladas de “bagulhos” e limpa mais de 100 bocas de lobo na marginal Tietê

Onze subprefeituras participaram da iniciativa com cerca de 500 homens e 80 veículos

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras acaba de fechar o balanço do mutirão de zeladoria que reuniu onze subprefeituras no último final de semana. A ação promoveu o recolhimento de cerca de 200 toneladas de materiais inservíveis e a limpeza de quatro piscinões, além de realizar serviços em 160 mil m² de áreas verdes, limpar mais de 100 bocas de lobo e tapar mais de 50 buracos na marginal Tietê.

Cerca de 500 homens e 80 veículos fizeram parte da iniciativa. Participaram da ação as Subprefeituras Aricanduva, Butantã, Campo Limpo, Freguesia, Jabaquara, M’Boi Mirim, Pirituba, Santo Amaro, São Miguel, Sé e Vila Mariana, além da Superintendência da Usina de Asfalto. No sábado as equipes se concentraram na operação Cata-Bagulho e limpeza dos piscinões. No domingo foi a vez do mutirão na marginal.

A iniciativa é um reforço ao trabalho rotineiro realizado pelas 31 subprefeituras da cidade. O Cata-Bagulho, além de uma ação educativa, impede que objetos descartados em vias públicas possam causar enchentes. A limpeza de bueiros evita a obstrução do sistema de drenagem (galerias e ramais), facilitando o escoamento das águas das chuvas e evitando possíveis pontos de alagamento. Já a limpeza e desassoreamento dos piscinões têm como objetivo deixá-los com sua capacidade máxima para que possam cumprir sua função.

“As iniciativas integradas já entraram para o calendário de ações das subprefeituras. Nosso objetivo é permanecer organizando essas forças-tarefa para garantir a manutenção do trabalho que cada região já realiza rotineiramente”, destaca o secretário de Coordenação das Subprefeituras.