Avenidas de São Paulo viram um imenso jardim

Gramíneas e arbustos serão plantados em canteiros centrais. Avenida dos Bandeirantes é a primeira contemplada

 Da Secretaria Especial de Comunicação

 

Praças e canteiros centrais de São Paulo estarão recebendo um novo projeto de paisagismo. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, está realizando o plantio de espécies como gramíneas e arbustos. A Avenida dos Bandeirantes é a primeira contemplada. As avenidas Presidente Tancredo Neves, do Estado, Alcântara Machado e Salim Farah Maluf também farão parte do programa.

O ajardinamento da Avenida dos Bandeirantes, que será concluído em agosto, é composto por quatro trechos e foi iniciado pelo terceiro, compreendido entre os viadutos Jabaquara e Costa Aguiar. O primeiro vai do número 1213 ao 1699. O segundo, do número 2022 ao 2118 da avenida. Já o quarto e último vai do Viaduto Costa Aguiar ao Santo Amaro.

"Com este projeto, pretendemos tornar São Paulo mais bonita e agradável para a população”, afirma Alexandre Modonezi, secretário municipal das Subprefeituras.

Espécies mais resistentes

A responsável pelo fornecimento mensal da vegetação, fertilizantes e adubos, entre outros itens, é a Gramacon. A empresa foi a vencedora no processo licitatório.

Além das gramas esmeralda e amendoim, estão sendo plantados arbustos como azaleia, dracena, bela-Emília, clusia, tumbergia, moreia e costela de Adão.

“São espécies consagradas no paisagismo urbano. Resistentes a pragas, poluição e doenças”, explica o agrônomo da Ricardo Pereira Inácio.

O contrato tem prazo inicial para seis meses de duração, com o valor de R$ 6.479.998,80. O termo poderá ser renovado. O trabalho de manutenção é realizado por 18 equipes da Prefeitura.