PREFEITURA DE SÃO PAULO

Subprefeitura Campo Limpo resgata práticas esportivas e promove saúde através da integração entre comunidade e esporte

As atividades são gratuitas e acontecem nas segundas, quartas e sextas, a partir das 8h

04/02/2019 17h52

Da Subprefeitura Campo Limpo:

De acordo com o último levantamento realizado em 2017 pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui aproximadamente mais de 100 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não praticam esporte. Para 118,6 milhões de brasileiros, segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o poder público deveria investir mais em atividades físicas ou esportivas.

Com propósito de fomentar e apoiar projetos e ações que incorporem atividades físicas, esportes e lazer nos distritos de Campo Limpo, Vila Andrade e Capão Redondo, a Subprefeitura Campo Limpo, através de sua Supervisão de Esportes deu início, durante o 2º semestre de 2018, ao projeto piloto que realiza a integração entre quadras esportivas públicas ociosas nos bairros e a comunidade local.

Batizado de “Quadras Vivas”, a iniciativa acontece na quadra Sônia Ingá e as ações ocorrem por meio de aulas de aeróbica, futsal e vôlei, além de diversas atividades esportivas durante a semana. Todas as aulas são gratuitas e realizadas por profissionais da saúde e esporte, por meio do contato entre a Supervisão de Esportes da Subprefeitura Campo Limpo e as associações de moradores do bairro.

Além da quadra Sônia Ingá, a quadra Sete Lagos (Jardim Sete Lagos) e quadra Catanduva (Jardim Catanduva) também seguem com a programação semanal. Aproximadamente 450 pessoas de todas as idades participam das atividades nos locais.

De acordo com o idealizador do projeto e supervisor de esportes da SPCL, Clóvis Ribeiro, a ideia surgiu após diversas vistorias nos distritos, observando a necessidade de proporcionar atividades de lazer e esporte à população. “Estou montando parcerias com algumas faculdades, para que eles possam fornecer os alunos que estão cursando (educação física) com orientação dos profissionais da área”, conclui, ao comentar sobre os professores que realizam as aulas.
Clóvis ainda ressalta a importância da iniciativa do esporte nas comunidades: “Contribui com a saúde, bem estar, até mesmo levanta a autoestima. Esse é o maior prêmio que eu tenho; é chegar, ver a quadra em movimento, todo mundo praticando esporte, todo mundo sai realmente contente, alegre, isso é muito gratificante, isso não tem preço”, finaliza. O objetivo para 2019, segundo o supervisor, é intensificar e expandir cada vez mais a as práticas esportivas e o lazer nos distritos de Campo Limpo, Capão Redondo e Vila Andrade.

As inscrições podem ser realizadas na Supervisão de Esportes da Subprefeitura Campo Limpo, Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, n º59 – Campo Limpo, mediante apresentação de RG e comprovante de endereço.

Sobre a Subprefeitura Campo Limpo

Sua origem se inicia em 1º de março de 1973, quando acontece a instalação da Administração Regional do Campo Limpo, trazendo grandes mudanças para o bairro. Hoje, a antiga Administração Regional transformou-se em Subprefeitura, com a finalidade de descentralizar e trazer maior desenvolvimento e investimentos para a região, onde se discute e planejam-se todas as ações de melhorias dos três Distritos (Campo Limpo, Vila Andrade e Capão Redondo). Atualmente, a Subprefeitura conta com a Sra. Claudete Pereira como subprefeita.