Prefeitura inaugura Pátio de Compostagem em São Mateus

Cidade conta com 4 locais voltados ao processo que produz adubo de alta qualidade a partir de resíduos de feiras livres

 

Da Subprefeitura São Mateus:

O Pátio de Compostagem São Mateus foi inaugurado na manhã da quarta (19). Com o local, a Prefeitura de São Paulo conta com 4 equipamentos desse tipo e pretende aumentar ainda mais até 2020. O pátio tem capacidade de receber até 2.880 toneladas/ano de resíduos que, depois de tratados, serão transformados em composto orgânico de qualidade. O material é ideal para adubar a terra de parques e praças e também pode ser distribuído gratuitamente aos munícipes.

Ele faz parte do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) em parceria com Subprefeituras e empresas de varrição. Localizado na Rua Forte do Araxá, n° 409, conta com 3.100 m², dispõe de nove canteiros com capacidade para receber semanalmente até 60 toneladas de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), recolhidos nas 38 feiras livres da região. “É o segundo Pátio de Compostagem da Zona Leste (o primeiro está localizado na Mooca). Até o final deste mês, teremos mais um, o da Ermelino Matarazzo”, afirma Edson Tomaz de Lima Filho, presidente da Amlurb.

Estiveram presentes ao evento o subprefeito, representante da Câmara Municipal, da Amlurb, da Associação de Agricultores Orgânicos da região, do Consórcio responsável pelo equipamento e comunidade em geral.

O projeto teve início em dezembro de 2015 com o programa Feiras e Jardins Sustentáveis com o objetivo de oferecer tratamento ambiental adequado para restos de árvores, podas e resíduos orgânicos de feiras livres, transformando-os em composto de qualidade.

Em parceria com a Prefeitura de São Paulo e com as Subprefeituras que possuem Pátios de Compostagem (Sé, Lapa, Mooca e agora São Mateus) a empresa INOVA faz a coleta dos resíduos em feiras livres, enquanto as regionais ficam como responsáveis das retiradas de podas e árvores.

A partir de um processo de que degrada a matéria orgânica (controladamente) vem o surgimento de bactérias e fungos que não possuem mau cheiro, nem atrair insetos, sendo este adubo utilizado em jardinagem e manutenção de praça.
*Vale lembrar que os munícipes podem se dirigir aos pátios para retirar os compostos orgânicos gratuitamente.

Outros endereços

O Pátio de São Mateus soma-se a outras três estruturas da cidade: Lapa, Sé e Mooca. Desde o início do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis em dezembro de 2015, com a inauguração do Pátio Lapa, que tem capacidade de 60 toneladas/semana, São Paulo deixou de enviar para os aterros sanitários cerca de 3.900 toneladas de resíduos orgânicos, transformando-os em aproximadamente 624 toneladas de composto orgânico de alta qualidade. As unidades da Sé e Mooca, inauguradas nos meses de setembro e novembro, podem retirar anualmente dos aterros sanitários 2,8 mil toneladas de resíduos orgânicos.

Sobre o Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis

Criado há três anos, o programa “Feiras e Jardins Sustentáveis” tem como meta oferecer tratamento ambientalmente adequado para restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres. A partir destes resíduos, podem ser desenvolvidos compostos de qualidade.

Graças ao processo de compostagem do material coletado, é possível diminuir o custo de operação de praças e jardins – por gerar adubo – e evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono. Trata-se de uma iniciativa da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) em parceria com Subprefeituras e empresas de varrição, para o atendimento das metas de PGIRS – Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Endereços

  • Lapa: Av. José Maria de Faria, n° 487 - Lapa de Baixo.
  • Sé: Av. do Estado, n° 3330 – Canindé.
  • Mooca: R. Cirino de Abreu, n° 456 – Guaiauna.
  • São Mateus: R. Forte de Araxá, n° 409 - Parque São Lourenço.