Subprefeitura Sé participa do Circuito Urbano 2018 do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat)

Evento promove valores sustentáveis e recebe palestras para falar sobre compostagem e reciclagem

Da Subprefeitura Sé:

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a Subprefeitura Sé promove o evento “Desenvolvimento Urbano Sustentável: Compostagem e Reciclagem em Grandes Metrópoles”, dentro do Circuito Urbano 2018, do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat). O Pátio de Compostagem Sé (na foto, acima) foi escolhido para receber exposição do processo de compostagem, palestras e lançamento da obra feita inteiramente com material coletado do entulho do Edifício Wilton Paes de Almeida, que caiu após incêndio no dia 1º de maio.

Os primeiros dois dias são reservados para explicação do processo de compostagem, que é a decomposição biológica aeróbica por meio de palhas que promovem calor até 65° C. O processo não polui e nem causa gases ou qualquer inconveniente ambiental. Além disso, também será exposto o quadro produzido pelo artista plástico Alexandre Mavignier. A peça conta com 3 metros de altura e largura com tintas feitas com aproximadamente 20 quilos de materiais retirados do espaço. Dentre os materiais retirados estão terra, telha, madeira e concreto.

Já o último dia é reservado para ciclos de palestras sobre sustentabilidade. Às 10h30, a arquiteta Patrícia O’Reilly e o artista plástico Alexandre Mavignier apresentam a palestra “Desenvolvimento Urbano Sustentável da Terra: Sustentabilidade, Tecnologia, Arte e Amor”. Às 14h é a vez de Rafael Goulin, diretor de planejamento e desenvolvimento da Amlurb, explicar sobre os processos dentro da compostagem.

Para o subprefeito da Sé Eduardo Odloak o evento é um marco de como a região está aprendendo a absorver os materiais descartados. “Ter um evento com a chancela da ONU é uma enorme satisfação e mostra o resultado sobre o que o poder público vem fazendo para tornar São Paulo mais sustentável”.

O evento realizado pela Subprefeitura Sé conta com o apoio institucional do ONU-Habitat, Atelier O’R Architecture & Partners, Atelier Mavignier, Defragoso Tintas, Shintech Sustentavel, Editora Muda Mundo, INOVA e IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

SERVIÇO

“Desenvolvimento Urbanos Sustentável: Compostagem e Reciclagem em Grandes Metrópoles”

Data: 29, 30 e 31 de Outubro

Horário: 10h às 16h

Local: Pátio de Compostagem Sé – Avenida do Estado, próximo ao número 3.350, sob o Viaduto Diário Popular