PREFEITURA DE SÃO PAULO

Calçadas da Praça Triângulo Mineiro em São Miguel são revitalizadas

A 15º edição do Mutirão revitalizou importante área de lazer na Avenida Marechal Tito

17/04/2017 16h17

Neste domingo (16), as equipes de zeladoria do programa Calçada Nova – Mutirão Mario Covas estiveram na Praça Triângulo Mineiro, localizada na Avenida Marechal Tito, em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. A ação reformou as calçadas da praça, melhorando a acessibilidade do local e trazendo maior conforto para todos os seus visitantes.

O Prefeito Regional de São Miguel Paulista, Edson Marques Pereira, reforça a importância da do Mutirão Mario Covas para seu distrito. ‘’Esta praça era frequentada pelos moradores da região, que vinha fazer caminhada. Ela foi se deteriorando e as pessoas deixaram de vir. Agora, estamos com a estratégia de manter uma zeladoria constante, para que este espaço público seja retomado pela população. É um convite que fazemos para o bairro. ’’

A ação contou com a presença do prefeito em exercício Bruno Covas e o apoio de 26 voluntários, que executaram diversas ações de melhorias para a região. Eles fizeram a instalação de rampas, garantindo maior acessibilidade para idosos e deficientes físicos e 28 metros de calçadas novas. Além disso, a praça recebeu serviços de tapa-buraco, desobstrução de galerias, limpeza e poda em toda área verde.

“Em São Paulo, um terço dos deslocamentos são feitos a pé, e nós temos como meta ampliar esse número de viagens. O programa é importante para atrair um maior número de pedestres” explica Bruno Covas, Prefeito em exercício de São Paulo, que participou ativamente da ação, recolhendo entulho, cimentandocalçadas e plantando uma árvore ipê.

Você sabia?
A construção mais velha do distrito foi a chamada Capela dos Índios, uma igreja construída no século XVI para o aldeamento de indígenas da região. A capela está localizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, também conhecida como Praça do Forró. Ela é a única construção na cidade de São Paulo que, depois da reforma que sofreu no século XVII, conserva-se totalmente original, com paredes em taipa de pilão.

O Mutirão Mario Covas
O Programa Calçada Nova - Mutirão Mario Covas tem como principal objetivo recuperar as calçadas da capital paulistana. A Prefeitura realiza, com a ajuda dos mutirões, um conjunto de ações dos equipamentos públicos, como operação cata-bagulho, conservação de áreas verdes e trabalho de conscientização da população local sobre horários da coleta de lixo.

 

Fotos: Eduardo Ogata/SECOM