PREFEITURA DE SÃO PAULO

Defesa Civil presta serviço 24 horas para a população na Vila Itaim

Cerca de cem agentes atuam na região. Quatro bombas e dois caminhões apóiam na sucção da água.

20/02/2015 13h40

A Defesa Civil está no local dos alagamentos decorrentes das constantes chuvas, que atingiram a população da Vila Itaim, Jardim Helena, na noite de segunda- feira (16). Os trabalhos iniciaram quando o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de alerta na região por conta do transbordamento do rio Tietê.
Além da Defesa Civil trabalham na região as seguintes equipes: da Subprefeitura de São Miguel Paulista, Secretaria de Coordenação das Subprefeituras; Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social; e de Saúde. Ao todo, cerca de cem agentes municipais trabalham 24 horas por dia, no atendimento à população. Barracas foram montaram para fornecer assistência aos moradores de aproximadamente 320 casas.
Alguns funcionários deslocaram-se até as casas dos moradores para fazer cadastramentos, disponibilizando senhas para a distribuição de cestas básicas, colchões, cobertores e kits de limpeza.
Outros 20 agentes da Defesa Civil, com ajuda de dois botes, visitam as casas, orientam os moradores e realizam o transporte das pessoas, mantimentos e medicamentos, caso sejam solicitados.
Uma van está instalada de forma ininterrupta para atender os moradores na rua Aramaçã, além de outras quatro viaturas que se alternam durante o dia. Na via, desde o início da manhã de quarta-feira (18), um posto de atendimento foi montado para tirar dúvidas e prestar apoio aos munícipes.
A Secretaria da Saúde contribuiu com a distribuição de soluções de hidrocloretos, utilizados para prevenir e destruir a ação de organismos vivos nocivos, além de prestar orientação quanto à dosagem adequada a ser utilizada na água. Em prol do combate à dengue, a equipe ainda distribuiu telas para caixas d’água.