Crianças entre 6 e 11 meses de idade continuarão sendo vacinadas no município de São Paulo

Secretaria da Saúde vai intensificar a vacinação em CEI/creche para chegar a 95% de cobertura vacinal

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo manterá a vacinação contra o sarampo em crianças entre 6 e 11 meses de idade nos postos de saúde da cidade e em CEI/creches da capital paulista até atingir a meta de 95% de cobertura vacinal desta faixa etária.

Com o encerramento da campanha no sábado (31), a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, continuará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a vacinação de rotina e atualização do esquema vacinal. A recomendação é que pessoas de 1 a 29 anos de idade devem ter duas doses comprovadas da vacina, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Quem tem entre 30 a 59 anos precisam receber pelo menos uma dose da vacina tríplice viral.

A campanha de vacinação contra o sarampo começou em 10 de junho na cidade e foi prorrogada duas vezes. A cobertura vacinal de crianças de 6 a 11 meses chegou a 66,21% com 56.071 doses aplicadas. Entre os paulistanos de 15 a 29 anos a cobertura chegou a 42,5% com 1.237.458 doses. Estas são as duas faixas da população com maior número de casos registrados. O número de casos confirmados até o momento é de 1.637 no município.

Durante o período da campanha, foram adotadas estratégias como instalação de postos volantes em locais de grande circulação de pessoas, como estações de trens, metrô e terminais de ônibus e, mais recentemente, em creches, escolas e universidades.

A secretaria segue com as ações de bloqueio quando há notificação de casos suspeitos de sarampo. As ações têm objetivo de interromper a transmissão da doença, independente da confirmação do diagnóstico. Os bloqueios são desencadeados na residência do paciente com suspeita da doença, bem como em locais frequentados por ele, como escola ou local de trabalho. Neste ano, já foram realizadas mais de 9,7 mil ações do tipo em toda a cidade.