SP156: portal disponibiliza informações sobre 952 serviços municipais

Outros canais de atendimento também disponibilizam informações sobre os serviços, como o aplicativo SP156, a central telefônica 156 e as praças de atendimento das Subprefeituras, além das unidades do Descomplica SP

Atualmente, 952 serviços da Prefeitura já têm Cartas de Serviços publicadas no Portal SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br), um dos principais pontos de contato entre a Prefeitura de São Paulo e os cidadãos.

São documentos de orientação sobre os serviços da Prefeitura, compostos por três níveis de informação: tema, assunto e serviço. Ao seguir esse caminho, o usuário recebe a informação completa: o que é o serviço, quando pode ser solicitado, por quais canais, seus prazos, normas e documentação necessária, o passo a passo do serviço e se ele permite ou não uma solicitação anônima. Tudo em linguagem simples e acessível.

A Carta de Serviços está integralmente hospedada no portal SP156, mas outros canais de atendimento disponibilizam informações sobre os serviços municipais, como o aplicativo móvel SP156, a central telefônica 156 e as praças de atendimento das Subprefeituras, além das unidades do Descomplica SP.

A página inicial do Portal SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) já permite um fácil acesso aos 8 temas mais procurados pela população de São Paulo: animais, bilhete único, cidadania e assistência social, finanças, lixo e limpeza, meio ambiente, rua e bairro, e trânsito e transporte. Serviços como a solicitação de 1ª via do bilhete único do estudante ou avaliação de árvores em área pública podem ser localizados rapidamente e cada um possui sua Carta de Serviço com todas as informações necessárias. Lá você fica sabendo, por exemplo, que para solicitar a avaliação de árvores, não há taxas e o processo pode ser feito online no próprio Portal SP156.

 

Política de excelência

Modernizado no início de 2019, o Portal SP156 é considerado (junto com o programa Descomplica SP) o início da materialização da Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, que estabelece, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, diretrizes e padrões de excelência nos serviços ofertados pela administração municipal, incluindo aqueles prestados por terceiros ou mesmo por empresas contratadas.