Prefeitura inaugura posto de atendimento da Ouvidoria Geral e de Direitos Humanos

Espaço “Aqui tem Ouvidoria” conta com ouvidores, supervisores e analistas especializados em psicologia, serviço social e direito

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (24), na rua Doutor Falcão Filho, 69 – região central da capital, o espaço “Aqui tem Ouvidoria”. A ação é uma iniciativa da Controladoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), que investiu R$ 176 mil na reforma do imóvel.

O espaço ficará aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e representa mais uma opção de atendimento presencial aos munícipes que desejam recorrer à Ouvidoria Geral para reclamações, denúncias em geral, denúncias de assédio e pedidos de informação sobre a administração pública (e-SIC).

“Ter um espaço como esse demonstra o quanto o poder público valoriza e quer cada vez mais ouvir as pessoas e errar menos”, destacou o prefeito Bruno Covas.

A Ouvidoria de Direitos Humanos também contará com um atendimento no local para receber denúncias de violações de direitos humanos fundamentais que decorrem da ação ou omissão de agente público e ainda da ação ou omissão de funcionário de organizações da sociedade civil parceiras da Prefeitura.

A integração de um ponto de atendimento entre as Ouvidorias Geral e de Direitos Humanos é inédita e representa uma economia de recursos públicos, além de fortalecer a participação e controle social.

No local, as equipes do novo ponto de atendimento contam com ouvidores, supervisores e analistas especializados em psicologia, serviço social e direito, que receberão reclamações, sugestões, elogios e denúncias.

As ouvidorias também estão presentes nas unidades do Descomplica de São Miguel Paulista e do Campo Limpo.

O imóvel passou por diversos reparos feitos pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e foi readequado antes de receber o novo espaço de atendimento. A marquise foi impermeabilizada com a aplicação de manta asfáltica e as paredes receberam novo revestimento. O piso cerâmico foi substituído e as instalações elétricas, hidráulicas e telefônicas foram reparadas. Nos banheiros foram instaladas novas louças, metais e pias. Agora, todo o espaço atende às normas de acessibilidade vigentes, com instalação de rampas e piso tátil.