Vila no Pari se torna um porto seguro para a terceira idade

A Vila dos Idosos é um projeto habitacional destinado exclusivamente a pessoas com mais de 65 anos

Localizada na avenida Carlos de Campos, 840, no antigo bairro industrial do Pari, a Vila dos Idosos é um projeto habitacional desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação através da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab), destinado exclusivamente a pessoas com mais de 65 anos e que possuem renda máxima de até três salários mínimos. Muitas vezes limitados por dificuldades impostas pela própria sociedade - que normalmente dão preferência à contratação de funcionários joviais e não propiciam em quantidade farta atividades como nas áreas de esporte e lazer voltados para suas necessidades - os idosos encontram no projeto um porto seguro com um espaço pensado apenas para eles.

Maria de Lourdes Monteiro Palma, 65, solteira e sem filhos, vê com satisfação o projeto da Vila dos Idosos. Ela conta que na sua última residência, permaneceu por 14 anos mas, sem nenhum auxílio, sua situação financeira apertou, sem contar a falta de ter com quem conversar em determinados momentos. "Para mim é maravilhoso morar aqui, me sinto amparada. É muito tranqüilo. Acordo com o canto dos pássaros, não tenho mais preocupação com contas. Me dedico mais à minha vida já que não tenho marido e filhos". 

A Vila dos Idosos foi inaugurada em agosto de 2007, com mais de 8 mil m² de área construída, e possui 145 apartamentos e 192 moradores. Seu espaço comum conta com três salões de festas, três elevadores, biblioteca, horta comunitária, amplo espaço verde e um espelho d'água no centro do gramado. Para atender as necessidades físicas dos residentes, a vila é adaptada com maior espaço nos banheiros para a circulação de cadeira de rodas, portas largas e adequação dos pisos.

Abordado durante sua lida diária na horta comunitária da vila, Salvador Teles de Oliveira, 75 anos, conta sua longa trajetória pelos cantos do Brasil até chegar ao local, que segundo sua definição "é bom porque é sossegado, o aluguel é barato e tem bastante infra-estrutura". Saiu de Jequié, na Bahia, aos 13 anos de idade, onde aprendeu a lidar com o plantio, em direção a São Paulo em um pau-de-arara, "naquela época era a única opção de transporte que chegava em São Paulo".

Partiu alguns anos depois para Paraguaçu Paulista, "quando o trem tocado a lenha" o levou para sua primeira aventura individual. Tempos depois rumou para o Paraná, retornou a São Paulo, depois foi para Mato Grosso, e finalmente São Paulo pela terceira vez em 2002. Residente da Vila dos Idosos desde 2007, passa grande parte de seus dias trabalhando na horta comunitária. "Fui solteiro a vida inteira, aprendi a lidar com horta cedo e aqui peguei gosto de novo pela coisa. Plantei cana, os botões de rosa, cuido da grama, estou formando o jardim. Aqui tenho distração".

O empreendimento no Pari conta ainda com parcerias nas áreas da assistência social, saúde e educação para o melhor atendimento de seus moradores, já que seu objetivo original é oferecer qualidade de vida aos idosos em busca de seu bem-estar e proporcionar uma melhor integração social. Para comprovar a eficácia do projeto, no último mês de dezembro a iniciativa foi premiada pela Caixa Econômica Federal como uma das Melhores Práticas em Gestão Pública no Brasil, sendo um dos 20 projetos que recebeu a gratificação de R$ 25 mil. Em breve irá concorrer ainda a um prêmio internacional em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.