CAT do Tatuapé já realizou 600 atendimentos em um mês de funcionamento

Destes, 400 são recém-desempregados dando entrada no seguro desemprego; População também pode solicitar a carteira de trabalho e conseguir dicas de cursos de capacitação profissional

Inaugurado no último dia 11 de dezembro, o posto avançado do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, fez um balanço bem positivo de seu primeiro mês de funcionamento. No posto localizado na rua Padre Estevão Pernet, 615, mais de 600 atendimentos foram realizados desde sua inauguração, destes, 400 eram referentes a entrada no seguro desemprego. O restante buscava a primeira ou segunda via da carteira de trabalho, informações sobre os cursos profissionalizantes oferecidos pela secretaria ou ainda uma vaga para recolocação profissional - serviço que o posto irá disponibilizar em breve.

Embora tenha registrado um alto número de atendimentos, o posto avançado do CAT Tatuapé tem sido uma opção rápida e eficiente para o munícipe, já que conta com 12 funcionários - 30% deles são portadores de algum tipo de deficiência -, todos com os computadores em rede no sistema unificado da Prefeitura Municipal de São Paulo e o Ministério do Trabalho. O sistema é o diferencial do trabalho do CAT, já que possibilita ao munícipe ter acesso a informações antes acessadas apenas do órgão federal. "A atendimento aqui é muito bom, rápido, sem fila. Em todos os lugares deveria ser assim", ressalta Leandro de Moura Silva, 19, morador de Guarulhos que foi dar entrada em seu seguro desemprego.
 
Sarah Carolina de Andrade, 19, grávida de seis meses e moradora de Guaianazes, concorda com a rapidez no atendimento. "Ótimo, atendem (funcionários do posto) muito bem. Acabei de chegar e já fui atendida". Já a munícipe Daniela Alves Pereira, 34, que foi ao posto a procura de emprego, conseguiu boas dicas sobre os cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. "Vim em busca de uma coisa (emprego), e consegui outra bem bacana. Os cursos oferecidos aqui são sensacionais, todos voltados ao trabalhador. A idéia é muito interessante".
 
CAT
 
O Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) é fruto de uma parceria entre os órgãos municipal e federal, e tem como objetivo proporcionar a população uma recolocação profissional rápida no mercado de trabalho e geração de renda, além de facilitar todo o trâmite para a retirada de documentos e benefícios ao trabalhador. O centro irá também iniciar em breve seu atendimento para quem busca recolocação profissional no mercado de trabalho. No momento o posto do Tatuapé não realiza o trabalho, mas encaminha os interessados para outros postos de atendimento. Na zona leste, existe mais dois postos: Itaquera e Itaim Paulista. Para obter mais informações sobre o atendimento do posto avançado do Tatuapé, entre em contato pelo telefone 2106-5222.
 
A Secretaria do Trabalho, por meio das unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT)mayara realizou de janeiro a setembro de 2009, 750 mil atendimentos, disponibilizou 182 mil vagas de emprego, empregou mais de 54 mil trabalhadores e recebeu 119 mil requerimentos do Seguro-Desemprego, com um crescimento médio de 14% em relação ao mesmo período de 2008.