Ponto de Leitura acrescenta mais uma opção ao Parque do Piqueri

O Ponto de Leitura do Parque do Piqueri conta atualmente com um acervo de 1.250 livros, mas já recebeu mais 750 títulos que estão sendo catalogados e serão disponibilizados nos próximos dias para a população

O Parque do Piqueri, localizado a beira das pistas no sentido bairro da Marginal do Tietê, com seus 97.934 metros quadrados e prestes a completar 32 anos de existência, acaba de receber mais uma opção de lazer para agregar ao leque de atividades já praticadas em seus bosques. O Ponto de Leitura, iniciativa das secretarias Municipal da Cultura e Verde e Meio Ambiente, iniciou suas atividades dentro do parque no dia 14 de dezembro, e vem chamando a atenção dos freqüentadores do espaço que geralmente procuram suas alamedas para praticar exercícios físicos.
No local, já existia à disposição o serviço do Bosque da Leitura, que até então era mais restrito, funcionava apenas aos finais de semana e não permitia o empréstimo de livros. Marcelo Bertinato, 29, que já conhecia a iniciativa, surpreendeu-se com as novas ações implantadas no agora Ponto de Leitura do Piqueri. Ele foi um dos muitos freqüentadores do parque que solicitaram a realização do atendimento também durante a semana no local. "Agora que temos como obter o empréstimo dos livros e funcionando todos os dias da semana. Já que consigo freqüentar o parque mesmo durante a semana, pra mim ficou perfeito. Já era bom por proporcionar cultura, lazer e educação às pessoas. Ampliando o atendimento e os títulos disponíveis, ficou melhor ainda".

O Ponto de Leitura do Parque do Piqueri conta atualmente com um acervo de 1.250 livros, mas já recebeu mais 750 títulos que estão sendo catalogados e serão disponibilizados nos próximos dias para a população. Além de livros, a mini-biblioteca possui também exemplares de alguns dos principais periódicos do país, como a Revista Veja. O empréstimo dos livros é gratuito, e pode ser efetivado de segunda a sábado, das 8h30 às 17h30, e aos domingos, das 9h às 16h, no Parque do Piqueri, rua Tuiuti, 515, no Tatuapé.

Mais lazer
Freqüentadora do parque, a peruana Tula Fuentes Farfan, 47, radicada no Brasil há 12 anos, acredita que o ponto de leitura agrega valor ao parque, já que é mais uma opção de lazer. "Muitas pessoas vem até o parque para praticar esportes, caminhadas, passear com seus animais. É interessante ter a disposição uma biblioteca no local onde já freqüento, principalmente para mim que sou estrangeira. Aliás, venho ao parque muito pouco, e com certeza vou aumentar minha freqüência". Ela destaca também a possibilidade da população ter mais opções de atividades dentro do mesmo espaço. "Quem quiser pode passar o dia por aqui praticando exercícios, lendo, conferindo o Projeto Trilhas Urbanas, e aproveitando também para descansar. Nem parece que você está em São Paulo aqui dentro".