Eleição do Conselho Municipal do Idoso acontece no próximo domingo

A iniciativa surgiu da necessidade de criar um órgão de representação dos idosos atuando nas áreas de Governo, Habitação, Saúde, Transporte, Assistência Social, Segurança e Cultura

No próximo domingo (05), ocorrerá na capital a eleição direta para compor o Conselho Municipal do Idoso - biênio 2010/2011. Ao todo, serão 72 candidatos que poderão ser votados nas suas respectivas regiões. Serão eleitos nove conselheiros nas cinco regiões de São Paulo. A eleição é realizada a cada dois anos com a participação de candidatos acima de 60 anos.

O Grande Conselho é dividido em cinco regiões (Leste, Oeste, Sul, Norte e Centro), cada uma com nove conselheiros, sendo no total 30 conselheiros titulares e 15 suplentes. Os cinco idosos mais votados compõem a Secretaria Executiva. O trabalho dos conselheiros é voluntário e o mandato tem duração de dois anos. A competência dos conselheiros é: Fazer o diálogo entre a sociedade civil e o poder público por meio das Comissões de Trabalho do Conselho, que são compostas por conselheiros e representantes do governo.

Para votar, o munícipe da região deve ter mais que 60 anos de idade. No dia da eleição, basta comparecer à sede da Subprefeitura da Mooca, das 9h às 17h, portando obrigatoriamente: documento oficial com foto (RG, carteira de motorista) e comprovante de residência. Os idosos só podem votar nos candidatos que pertencem a sua região.

O Conselho Municipal do Idoso surgiu da necessidade de criar um órgão de representação dos idosos junto à Administração Pública Municipal. Criado em setembro de 1992 e oficializado através da Lei 11.242/92, o Conselho está vinculado à Secretaria Municipal de Participação e Parceria e à Coordenadoria do Idoso, e tem a finalidade de propor políticas de proteção e assistência a serem prestadoras aos idosos do município de São Paulo.

O GCMI atua, principalmente, na área de Defesa dos Direitos do Idoso, previstos no Estatuto do Idoso. O Conselho existe para defender a causa dos idosos de forma abrangente, entre outros, nos campos de Governo, Habitação, Saúde, Transporte, Assistência Social, Segurança e da Cultura, recebendo sugestões e recomendações quanto ao funcionamento de asilos e casas especializadas em abrigar idosos, orientando a população idosa sobre seus direitos e procurando restabelecer a história dos idosos no País e no Mundo. De acordo com o Secretário Municipal de Participação e Parceria, Ricardo Montoro, a eleição deste Conselho é sempre um ganho para os idosos de São Paulo. "Eleger representantes para a população é mais do que fazer valer seus direitos, mas sim praticar e valorizar a democracia", afirma.