PREFEITURA DE SÃO PAULO

GCM ganha reforço de três bases móveis

23/10/2009 14h41

Entregues há cerca de três meses, as três bases móveis da Guarda Civil Metropolitana estão sendo bem avaliadas pela população local. Instaladas na Praça Ciro Pontes - próximo a Universidade São Judas -, Rua Oriente e Largo da Concórdia, as bases trazem a sensação de segurança para população, pedestres e comércio local, pela sua dinâmica de atuação e presença física em pontos específicos que registravam grande número de ocorrências na região.

O comerciante Antonio Parra Martins, 49, destacou o aumento da segurança para a circulação de pedestres no entorno da Praça Ciro Pontes, e também o bem-estar de seus clientes durante o consumo de produtos em seu estabelecimento. "A instalação da base aqui na praça é muito bom para todos. Acabou com as fogueiras dos moradores de rua durante a noite e com o consumo de drogas por parte dos estudantes. Antigamente os clientes não podiam ficar a vontade para sentarem sossegados, sempre tinha alguém pedindo dinheiro, cigarro, etc. Agora ficou tranqüilo também para atravessar o local", contou.

Já o proprietário da única banca de jornal próxima à praça, Antonio Diodatti Filho, 59, ressaltou a diminuição da incidência de roubos. "Foi ótimo, estava um absurdo o número pessoas convivendo no local. Hoje tudo está disciplinado. Antes havia muita ocorrência de roubo, mas agora já melhorou bastante", explica.

Com o reforço no seu efetivo operacional, a GCM trabalha atualmente com 160 guardas, 10 viaturas e três bicicletas, além das três bases móveis para patrulhamento diário dos seis distritos sob supervisão da Subprefeitura da Mooca - Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé. Há ainda a previsão da chegada de mais três motocicletas para compor o quadro operacional diário do patrulhamento.

A Inspetoria Regional da Mooca, por orientação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, atua prioritariamente na região focada nos Programas de Proteção Escolar, Proteção Ambiental, Preservação e Controle do Espaço Público, Fiscalização do Comércio Ambulante, Proteção aos Agentes e Patrimônios Públicos, e Proteção às Pessoas em Situação de Risco.

Quais os principais impactos?

Com a melhora do fluxo do trânsito, haverá diminuição também da poluição com reflexos na saúde da população, e das emissões de gases que produzem o efeito estufa causadores do aquecimento global. O parque linear que promete ser o maior urbano do mundo permitirá ainda preservar e ampliar as áreas protegidas, e auxiliar no escoamento das águas pluviais e na reurbanização de toda região.