6º Torneio de Tênis na Mooca

O Clube Escola da Mooca realiza nos dias 21 e 28 de novembro, e 05 e 12 de dezembro, o 6º Torneio de Tênis da Mooca. O campeonato é aberto para pessoas de ambos os sexos, com idade acima de sete anos. As datas da competição são determinadas pela categoria dos participantes.

No dia 21 de novembro, terá início à competição com participação dos mais novos, categoria entre sete e nove anos (masculino), e 10 a 12 anos (feminino). Os dois primeiros colocados destas categorias serão premiados com um troféu. Além da premiação para os mais bem-posicionados, todos os outros competidores das categorias receberão uma medalha simbólica por sua participação.

No dia 28, é a vez de meninos e meninas entre 13 a 16 anos. No dia 05 de dezembro, vão competir os atletas entre 17 e 29 anos, e em seguida, os atletas acima de 30 anos, de ambos os sexos.

Já no dia 12 de dezembro, será realizado um torneio apenas para tenistas federados acima de 17 anos. Os interessados devem comparecer pessoalmente no Clube Escola Mooca, no período entre 26 de outubro à 11 de novembro, ou enviar um e-mail para csampaio@prefeitura.sp.gov.br, solicitando a inscrição.

Clube Escola da Mooca criando novos atletas para os Jogos Olímpicos do Rio 2016

O Clube Escola está apostando na chance de levar novos talentos para as Olimpíadas de 2016. Segundo a professora de tênis do clube, Viviam Sampaio, cinco jovens que são alunos a dois anos e meio e já participam de torneios federados, tem potencial para participar da competição no Brasil. "Eles possuem grandes expectativas, estão treinando e melhorando cada vez mais", conta ela.

O estudante Kauê de Melo Souza, 14 anos, é um dos jovens tenistas federados e com a definição do Rio de Janeiro como sede dos jogos, sonha em participar da competição. "Procuro me aperfeiçoar para jogar profissionalmente. Participar das Olimpíadas seria o maior orgulho da minha vida", revela.

Segundo Viviam, as aulas no clube também são uma oportunidade para crianças e jovens praticarem um esporte que até pouco tempo atrás, mais precisamente até a "geração Gustavo Kuerten", era considerado inviável para muitas pessoas. Hoje, embora mais acessível ainda é considerado um esporte de elite no Brasil. "Isso (campeonato) também serve de incentivo para aqueles que estão começando a carreira esportiva. Além da competição, as aulas gratuitas são uma oportunidade de levar o tênis para todas as classes, já que o esporte é bastante caro", diz a professora.

A professora explica também que praticar tênis traz uma série de benefícios para a saúde. "O esporte melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, reduz os riscos de ataques cardíacos e outras doenças vasculares, previne a osteoporose e auxilia no bem-estar físico e mental, diminuindo a ansiedade, o estresse e a depressão", termina.

Aulas de tênis

Além da competição que é organizada anualmente, o Clube Escola da Mooca proporciona aulas de tênis para várias categorias, também determinadas pela idade. A inscrição e as aulas são gratuitas. Para saber mais informações entre em contato pelo telefone 2694-7668, ou no e-mail csampaio@prefeitura.sp.gov.br.

O Projeto Clube Escola foi fundado em 26 de maio de 2007, com o objetivo de estender as atividades diárias dos jovens da rede pública de ensino, a partir de uma variada programação esportiva, recreativa, cultural e gratuita, oferecida pelos equipamentos esportivos municipais. Hoje, está instalado em mais de 100 pontos da cidade, em todas as regiões de São Paulo, beneficiando mais de 230 mil pessoas. Fazem parte do Clube Escola, todos os Clubes da Cidade, equipamentos de administração direta da SEME, e Clubes da Comunidade (antigos CDM's), equipamentos de administração indireta.