Obras na marginal proporcionam 9.930 mil novas árvores para a Mooca

A ampliação das pistas da Marginal Tietê é uma das grandes obras que mobilizam todo o empenho da Prefeitura de São Paulo no momento. O que muitos não sabem é que ela irá trazer benefícios não só para o trânsito da metrópole, mas sim também, para o meio ambiente e qualidade do ar que circula na capital. Apenas na região da Subprefeitura da Mooca, 9.930 mil árvores serão plantadas como compensação ambiental por conta da obra.

Ao todo, a prefeitura prevê o plantio de aproximadamente 83 mil novas árvores no entorno da marginal, em regiões sob jurisdição das subprefeituras. O projeto prevê ainda o plantio de mais 63 mil árvores no Parque Ecológico do Tietê. Todo este complexo irá compor o Parque Linear do Alto do Tietê, que contempla ainda uma Via Parque e uma Ciclovia, saindo da região da Penha em direção ao município de Itaquaquecetuba. O parque trará como benefício o aumento da permeabilidade de toda a região, auxiliando conseqüentemente no combate às enchentes.

Quais os principais impactos?

Com a melhora do fluxo do trânsito, haverá diminuição também da poluição com reflexos na saúde da população, e das emissões de gases que produzem o efeito estufa causadores do aquecimento global. O parque linear que promete ser o maior urbano do mundo permitirá ainda preservar e ampliar as áreas protegidas, e auxiliar no escoamento das águas pluviais e na reurbanização de toda região.
 

Crédito: Vicente