Projeto Plantar a Vida pretende arborizar a região

A iniciativa tem como objetivo fornecer conceitos de sustentabilidade, cidadania e dignidade humana

Lançado na Mooca o plano que pretende transformar a região em um dos pulmões da cidade de São Paulo, diminuindo os efeitos da poluição no centro expandido da capital e aumentando a qualidade do ar da população no entorno. O projeto Plantar a Vida pretende através da educação ambiental dar suporte ao plantio, promover a continuidade de ações semelhantes e aumentar o índice de áreas verdes para 12 metros quadrados por habitante, nos seis distritos pertencentes à Subprefeitura da Mooca. A ação é considerada de extrema importância para a região, que possui índices muito pequenos de áreas verdes: Água Rasa - 0,45, Belém - 10,26, Brás - 0, Mooca - 2,27, Pari - 12,42, Tatuapé - 3,86 (Dado: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente/2000).

Em parceria com o SESI (Serviço Social da Indústria), o projeto teve início no distrito do Belém no dia 08/08, com o treinamento do grupo de terceira idade do SESI, que aprendeu como identificar e mapear as calçadas de cada quadra do bairro. O Belém é apenas o ponto de partida do projeto que irá implantar um programa junto às escolas municipais, contemplando professores, alunos e interessados de todas as idades. A coordenação do projeto também irá pleitear outras parcerias com instituições da região que se interessem em encorpar a ação. A primeira fase tem encerramento inicial previsto para 10 de novembro deste ano.

O Plantar a Vida tem como objetivo fornecer conceitos básicos de sustentabilidade, cidadania e dignidade humana, conhecimento da história e indicadores sócio-ambientais da região, sensibilizar professores, alunos e munícipes sobre a importância do aumento do número de árvores nos distritos e produzir ações integradas de caráter público. Este projeto vem a acrescentar as ações da subprefeitura sobre o tema na região. Neste ano cerca de 18.000 mil árvores já foram plantadas. Apenas durante a comemoração de aniversário da Mooca, exatas 453 mudas foras plantadas em alusão a idade do bairro.