Imunização está disponível nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas nesta quinta (18)

Nas campanhas contra a gripe e Covid-19, vacinação começa aos 6 meses de idade

Nesta quinta-feira (18), a imunização contra a gripe segue para toda a população da capital acima dos seis meses de idade. A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas das 7h às 19h.

Atualmente, também estão sendo vacinados contra o vírus influenza os grupos prioritários: idosos com mais de 60 anos de idade, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde; profissionais da educação: pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades; profissionais de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbano e de longo curso; profissionais portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e do sistema prisional; e população privada de liberdade, incluindo adolescentes em medidas socioeducativas.

Também foram incluídas no esquema vacinal contra a gripe as pessoas em situação de rua, que podem receber o imunizante mesmo na falta de documentos pessoais.

Covid-19

Contra a Covid-19, a imunização é feita em todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade. A primeira dose de reforço (1ª DR) é aplicada a partir dos três anos e a segunda dose de reforço (2ªDR) em toda a população acima de 18 anos de idade, sempre respeitados quatro meses de intervalo. Também a partir dos 18 anos está disponível a terceira dose de reforço (3ª DR) para pessoas imunossuprimidas.

No caso da Pfizer bivalente, o imunizante está disponível, em dose única, para toda a população acima de 18 anos. A vacina atende ainda grupos prioritários: pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em Instituições de longa permanência e funcionários desses equipamentos da cidade de São Paulo, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população em situação de rua.

A vacina bivalente é recomendada a quem completou o esquema básico de vacinação ou que já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida.

Multivacinação infantil

Também nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, a capital prossegue com a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

Na cidade de São Paulo, acompanhe a vacinação acessando o Vacina Sampa.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL

No dia 18 de maio (quinta-feira)

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: Vacinação crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.
Megaposto: Vacinação adolescentes e adultos - Funcionamento das 8h às 17h.