Catadores da Zona Leste recebem certificados de capacitação em cooperativismo

Encontros oferecidos no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes orientaram participantes para a formação de cooperativas

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta segunda-feira (2) os certificados de capacitação em cooperativismo para a turma de 13 catadores da Zona Leste. A qualificação, oferecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ocorreu em oito aulas, em encontros de três horas diárias, por quatro semanas.

Durante a capacitação, a turma de 13 catadores da Cidade Tiradentes recebeu orientações de relações interpessoais, mercado de trabalho e gestão de empreendimentos coletivos. O grupo já havia cursado também o Reciclar pra Capacitar, programa realizado pela Amlurb – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, que oferece formações de Catadores de Materiais Recicláveis, Gestão de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários.

“Pesquisas indicam que a cidade de São Paulo produz diariamente 12 mil toneladas de lixo domiciliar, que podem se tornar geração de renda para centenas de pessoas. O nosso objetivo é capacitar os catadores e oferecer toda a orientação necessária para que tenham base e conteúdo para formar a sua própria cooperativa”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Durante as aulas, os participantes receberam orientações sobre a utilização e coleta de materiais recicláveis e orgânicos, como identificar cada um deles; mercado de trabalho, cadeia produtiva, precificação e armazenamento.

A próxima capacitação sobre formação de cooperativas será realizada nesta terça-feira (3) para turmas de Moda e Costura, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. O curso é oferecido pela Fundação Paulistana, órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e já formou mais de 450 pessoas.