Com quase 4 milhões de m², recapeamento avança pela Marginal Pinheiros nos dois sentidos

Intervenção na via ocorre em mais de 54 mil metros quadrados entre a Avenida Victor Manzini e a Ponte Transamérica

Assessoria de Comunicação e Imprensa das Subprefeituras

Com uso de alta tecnologia, o Programa de Recape da Capital paulista já atingiu mais de 100 vias na cidade - 84 delas finalizadas e outras 18 em andamento. O serviço de recapeamento corrige os danos estruturais e recupera as vias com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e tráfego intenso.

A partir desta sexta-feira (24), o recapeamento começa em mais 54 mil metros quadrados em ambos os sentidos da Avenida das Nações Unidas, na Marginal Pinheiros, no trecho compreendido entre a Avenida Victor Manzini e a Ponte Transamérica. A previsão de terminar os trabalhos é junho deste ano.

A Marginal Pinheiros é a segunda via expressa mais importante na capital. Recebe mais de 450 mil veículos por dia, é um dos acessos ao litoral Sul paulista e ao Porto de Santos, além da Rodovia Presidente Castelo Branco.

Um controle rigoroso das ações é realizado em campo pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, com um mapeamento inédito de todas as vias elegíveis para recapeamento, cronograma enxuto e pontual sobre o que a engenharia chama de patologias do asfalto (desde irregularidades provocadas por trincamentos, quanto problemas estruturais que enfraquecem o revestimento da via).

PROGRAMA

No momento, são 18 os trechos que estão em andamento e totalizam uma área de cerca de um milhão de metros quadrados de recape. Somando as áreas já concluídas e as novas vias contratadas, o programa ultrapassou a marca de 3,9 milhões de metros quadrados. Desde o dia 20 de junho, quando o programa começou nas vias, os trechos finalizados correspondem a 2,23 milhões de metros quadrados.

Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização. Todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 120 dias, abreviado em grandes avenidas.

O recapeamento em curso na cidade usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.

Previsto em contrato, o programa é realizado de maneira sustentável, com a utilização do RAP espumado. Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.

O acompanhamento dos trechos pode ser consultado através do site oficial do programa, que é atualizado em tempo real: https://recape.prefeitura.sp.gov.br/recape/