Outubro é marcado pela campanha do Outubro Rosa: conheça mais sobre esse movimento

Movimento é um dos maiores eventos de conscientização do mundo

Assessoria de Comunicação e Imprensa 

O mês de outubro traz com ele uma das maiores campanhas de conscientização do mundo: o Outubro Rosa. Sua criação ocorreu em 1990, através do instituto Susan G. Komen, organização que luta contra o câncer de mama, através de pesquisas, programas de prevenção e apoio. Na ocasião, a organização promoveu corridas beneficentes, sem o envolvimento de instituições públicas e privadas, para arrecadar fundos para as pesquisas sobre o câncer de mama. No Brasil, a campanha teve sua primeira aparição em 2002, no Parque Ibirapuera. Já em 2008, o movimento começou a ganhar ainda mais visibilidade, onde diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a se engajar na campanha, realizando vários movimentos e transmitindo mensagens sobre a prevenção.

A campanha do Outubro Rosa tem como objetivo alertar a população sobre o câncer de mama, engajando o maior número de pessoas para fazer parte do movimento, arrecadando recursos para ONG’s e outras instituições que lutam contra esse tipo de tumor, além de lutar pelos direitos de acesso à saúde e suporte emocional, encorajando as mulheres a realizarem os exames necessários.

No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele. Segundo dados estimados de 2019 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2021, no Brasil, foram estimados cerca de 66.280 novos casos, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. As maiores taxas de de incidência e mortalidade são das regiões Sul e Sudeste, com 81,06 e 71,16, respectivamente.

Os principais sintomas do câncer de mama são: retrações de pele e do mamilo, que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço, geralmente endurecidos, fixos e indolores e alterações no bico do mamilo.

Mas se engana quem pensa que esse tumor só atinge as mulheres: os homens também podem ter câncer de mama. Apesar de ser raro (cerca de 1% dos casos), alguns homens também sofrem com a doença. A Dra. Fabiana Makdissi, mastologista e líder do Centro de Referência em Tumores da Mama do A.C.Camargo Cancer Center explica: ‘’A mama masculina é um órgão pequeno e o câncer de mama em homens é bem mais raro, mas acontece". Normalmente, esse tipo de câncer aparece em homens mais velhos, acima dos 60 anos, e que tenham na família histórico de câncer de mama e ovário.

O Outubro Rosa é uma das maiores campanhas de prevenção no mundo e tem crescido muito durante os últimos anos, principalmente pelo engajamento de diversas empresas e instituições no movimento, além do aumento do conhecimento da população referente ao tema.Por isso, é de extrema importância que todos se interessem pelo assunto e que a saúde básica seja acessível para todos, uma vez que o tratamento precoce desse tumor pode salvar inúmeras vidas.

Referências:

Câncer de mama em homens: sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento

Você sabe o que é Outubro Rosa?

Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama

Dados e números do câncer de mama - 2021

Câncer de mama: saiba como reconhecer os 5 sinais de alerta