Setembro é marcado pela campanha do Setembro Amarelo; conheça mais sobre a ação e sua importância

Mês tem o dia 10 como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Assessoria de Comunicação e Imprensa M'Boi Mirim

O mês de setembro é marcado pela campanha do Setembro Amarelo, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio e sobre o tratamento de doenças mentais que possam fazer com que as pessoas tirem suas vidas. Criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o mês tem o dia 10 como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A importância dessa campanha aumentou durante os anos por conta dos altos índices de suicído registrados no país. Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, foram registrados cerca de 700 mil suicídios em todo mundo. No Brasil, os casos chegam a 14 mil registros por ano, ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio no país por dia.

Apesar desses números estarem diminuindo relativamente, os países das Américas tem altos índices de taxas de suicídio. Segundo a OMS, quase 100% dos casos de suicídios registrados têm ligação com doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas incorretamente, como ansiedade e depressão. Dessa forma, muitos desses casos poderiam ser evitados caso os pacientes tivessem tido acesso a tratamento psiquiátrico e outros diversos tipos de ajuda.

Todo ano, o Setembro Amarelo escolhe um tema para ser base da campanha. O tema escolhido esse ano é ‘’A Vida é a Melhor Escolha!’’, mostrando que o suicídio nunca será uma saída. Apesar de ficar em maior evidência em setembro, ações como essa precisam e devem ser realizadas durante todo o ano. Todos nós podemos atuar em questões do combate ao suicídio, conversando com pessoas que estão passando por dificuldades e auxiliando para que elas busquem ajuda, mostrando que a vida sempre é a melhor escolha.

A depressão e ansiedade são doenças sérias e reais e precisam ser tratadas. Se você ver alguém que esteja passando por um período difícil na vida, converse, mostre novos caminhos. A vida sempre é a melhor opção. Não é frescura se te atinge. Você não está sozinho.