No dia 20 de Novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra; conheça mais sobre a data e sua importância

Data é utilizada para lembrar sobre as lutas dos movimentos negros desde a época da escravidão

Comemorado no dia 20 de Novembro, o Dia da Consciência Negra é uma data criada para homenagear e lembrar sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra passou e passa até hoje desde os tempos da escravidão. Estima-se que durante o período colonial, cerca de 4,6 milhões de africanos foram trazidos para o Brasil para trabalhar como escravos nas lavouras de café e cana-de-açúcar.
Trabalhando em condições completamente precárias, os estrangeiros eram submetidos a tratamentos degradantes e humilhantes. Além de serem vistos apenas como mercadoria, os escravos não tinham nenhuma perspectiva de vida e eram diariamente maltratados pelos senhores de engenho. Por isso, o Dia da Consciência Negra é muito importante para o movimento porque traz à tona tudo o que a população negra passou desde os tempos mais antigos.

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

Sua criação é compreendida em um decreto de 2003, que exige que o tema ''História e Cultura Afro-Brasileira'' seja componente obrigatório nas grades escolares. Porém, por mais que a legislação reconheça o Dia da Consciência Negra em 2003, o movimento começa muito antes.
Em 13 de Maio de 1888, após a assinatura da Lei Áurea que decretava o fim da escravidão no Brasil, os escravos que foram libertos viveram soltos no Brasil, sem qualquer tipo de assistência do governo. Ainda com grande racismo existente e sem nenhum tipo de ajuda, os negros não tiveram escolha a não ser se manter nas fazendas onde eram escravos. Buscando condições de vida diferentes das que viviam, a população negra começou a se instalar em morros e comunidades mais afastadas dos centros, onde o povo mais vulnerável pudesse lutar pelos seus direitos.
Na época de 70, muitos remanescentes desses quilombolas começaram a reivindicar o dia 20 de Novembro como Dia da Consciência Negra, data escolhida em razão da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos principais personagens da luta contra o racismo e a escravidão no Brasil. Já em 1978, com a criação do Movimento Negro Unificado, que passou a batalhar por ações que lembrem a importância do movimento negro no país e sobre combater o racismo, a data começou a ser lembrada como representativa para a população negra.

A importância de falar sobre o Dia da Consciência Negra

Além de servir como uma data comemorativa sobre a liberdade que a população negra conquistou durante os anos e homenagear Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra também é utilizado para não deixar movimentos antirracistas caírem no esquecimento.
Nos tempos atuais, mesmo com a mudança de pensamento, o racismo estruturado ainda existe no Brasil e no mundo. Movimentos como os do Blacks Live Matter, intensificado após a morte do segurança negro George Floyd, demonstram que mesmo com tantos anos se passados após o perídio colonial, ainda existe um grande abismo entre negros e brancos.
Para um contexto mais presente, dados de 2019 do IBGE mostram que cerca de 59% da população brasileira se declara como negra ou parda. Desse índice, essa população é a que mais sofre com falta de moradias, educação, dinheiro, escolaridade, entre outros fatores. Além disso, o Atlas da Violência de 2020 mostra que a taxa de homicídio de negros cresceu 11,5% durante 2008 a 2018. Do total de pessoas assassinadas no país nesse período, cerca de 75,9% fazem parte da população negra. E os números pioram quando falamos de gênero e idade: do total, 68% das mulheres mortas eram negras, enquanto dos números absolutos de mortes de jovens, mais da metade eram jovens negros. E não para por aí: os número de mortos pela Covid-19 no Brasil (do total, 55% eram negros) e outros números preocupantes, como taxa de candidatos negros em eleições, número de negros em situação de rua e taxa de desemprego só demonstram ainda mais sobre a importância de falar sobre as lutas antirracistas e trazer esse discurso não apenas em datas especiais, mas sempre que possível.
O Dia da Consciência Negra serve não só para lembrar sobre tais movimentos, mas também para demonstrar uma reflexão sobre o racismo e como ele implica no pensamento da sociedade atual.