Projeto realiza limpeza na Represa Guarapiranga

Grupo conhecido como “Limpeza Na Represa” já conta com mais de 130 voluntários

Um grupo de moradores da região da Represa Guarapiranga está tirando um tempo de suas vidas para realizar ações sociais na área do manancial. As ações consistem na limpeza do lixo que fica acumulado no rio, além do plantio de árvores para melhorar o ambiente e conscientizar a população sobre a preservação do meio-ambiente.

A ideia do projeto, conhecido como Limpeza Na Represa, surgiu através de Genival Lopes, morador da região do Guarapiranga. Ele e um grupo de colegas começaram a realizar pequenas ações de limpeza na área do manancial, juntamente com um outro grupo social, o GrajaVeg. Grupo esse, que tem como objetivo mudar alguns hábitos alimentares de moradores da região do Grajaú, demonstrando que o veganismo pode ser uma ótima alternativa, tanto na questão alimentícia, quanto na financeira.

Genival conta que começou a postar as fotos do projeto em uma comunidade do Facebook, e logo chamou a atenção de outras pessoas. Assim, Augusto Bat e Rafael Portuga, líderes de outros projetos sociais, gostaram da ideia de Genival e decidiram juntar os três projetos em um só. Além disso, a ação atingiu áreas do outro lado da represa, na região do Crispim e do São Francisco, que contam com projetos parecidos com o de Genival, e que também decidiram se unir.

O líder ainda conta que qualquer pessoa pode fazer parte do projeto, tanto em ajuda de custos, já que a ONG não tem nenhum patrocínio, quanto para fazer parte direta do programa. Geralmente as ações ocorrem aos finais de semana, e os grupos se encontram em pontos marcados para discutir sobre o que irão realizar. Eles disponibilizam café da manhã e fazem alongamentos e aquecimentos para as atividades. Além disso, o projeto conta com barcos especializados, que levam os integrantes até os locais desejados. 

O projeto tem como objetivo educar ambientalmente a população e fazê-la entender os riscos do descuido com a Represa Guarapiranga e seus adjacentes, que constantemente sofrem com a imprudência da população. 

Ao fim, Genival relata que já recebeu até propostas para levar o projeto até a Represa Billings, e que por enquanto, pretende continuar com o programa na Guarapiranga, mas que tem a intenção de crescer ainda mais e atingir novas áreas de mananciais.

Para aqueles que tiverem vontade de conhecer mais a ação na Represa, o grupo possui páginas no Instagram e Facebook. Por lá, é possível interagir com os outros integrantes do projeto, além de não perder os recados e as ações que são postadas nas redes sociais.