Ações de prevenção marcam a Semana Nacional de Combate ao AVC em São Paulo

Abertura será no ‘Morumbizinho’, em São Miguel Paulista, neste sábado (21); atividades acontecem em todo o município até 29 de outubro

Prevenção é a palavra-chave no combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo. Na semana que antecede o World Stroke Day (dia mundial de combate a esta patologia), celebrado em 29 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo vai aderir à Semana Nacional de Combate ao AVC, promovida pela Rede Brasil AVC em vários estados e que tem como foco a conscientização sobre as medidas preventivas essenciais na luta contra a doença.

A abertura do evento municipal será neste sábado (21), na Praça Fortunato da Silveira, conhecida popularmente na região por ‘Morumbizinho’, na Vila Jacuí, em São Miguel Paulista, com alongamento e caminhada a partir das 10h. Além de tenda com informações sobre alimentação saudável, também serão oferecidas aulas de Lian Gong, Xiang Gong e zumba, entre as 10h30 e 12h30.

A atividade física terá papel de destaque nas ações desenvolvidas ao longo desta semana na capital. O coordenador da área técnica de Cardiologia da SMS, Amaury Zatorre Amaral, explica que a prática da atividade física associada à alimentação saudável tem impacto direto na prevenção ao acidente vascular cerebral.

“Cerca de 90% dos casos de AVC estão relacionados com o estilo de vida, especialmente com o controle da pressão, e menos de 10% são ocasionados por condições genéticas. É importante chamar a atenção para a gravidade da doença e, por isso, teremos um reforço nessas ações, que já são desenvolvidas ao longo do ano pela secretaria”, destacou Amaral.

 

A Semana no M'Boi Mirim

Na região Sul, as atividades informativas serão voltadas tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde. A agenda inclui duas palestras voltadas para o grupo de idosos da UBS Novo Jardim, no M’Boi Mirim, com os temas "Terapia medicamentosa no combate ao AVC" e "Prática de atividade física na prevenção do AVC". A adesão às ações na região se estende ao Hospital M’Boi Mirim, que fará uma ação na quarta-feira, 25, com orientação básicas sobre o assunto e avaliação simples com aferição de pressão, peso e circunferência abdominal.

Serviço

UBS Novo Jardim I

Rua Philippe de Vitry, 282 - Jardim Santa Josefina

Hospital Municipal M'Boi Mirim

Estrada do M'boi Mirim, n 5203 - Jardim Ângela