ID Jovem garante benefícios para jovens de baixa renda

O ID Jovem é um programa do governo que possibilita o acesso mais fácil à Cultura e Transporte.

A Identidade Jovem (ID Jovem) é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Com a ID Jovem, é possível pagar meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de reservar vagas gratuitas ou com meia-entrada em transportes públicos interestaduais, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Tais direitos são garantidos pelo Estatuto da Juventude - Lei nº 12.852/2013.

O que você precisa para ter a ID Jovem?

  • Idade entre 15 e 29 anos;
  • Renda familiar de até 2 salários mínimos;
  • Ter o NIS* - Número de Identificação Social;
  • Ter o cadastro único atualizado nos últimos 24 meses.

Emitir a ID Jovem é fácil, e existem duas maneiras:

A primeira é pela internet, acessando o site do ID Jovem, e preenchendo os dados socilitados. Depois é só imprimir o cartão, e apresentar para utilizar os benefícios.

A outra forma é pelo aplicativo da ID Jovem (Disponível para Android, iOS, e Windows Phone), no qual você preencherá os dados cadastrais solicitados e gerar um cartão virtual. Nesse caso, não será necessário imprimir a imagem do cartão, e basta apresentá-lo em seu celular no momento da aquisição de ingressos ou bilhetes.

A ID Jovem é válida por 180 dias, e é necessária a atualização dos dados após esse período.

*O que é NIS?

O Número de Identificação Social (NIS) é um número de 11 dígitos que consta nos cartões de benefícios sociais para o responsável familiar.​ Você poderá consultar o NIS em seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na Carteira de Trabalho, no site ou no aplicativo da ID Jovem.

Caso ainda não possua o NIS, mas se enquadre nas regras para inscrição no Cadastro Único, será necessário comparecer à Prefeitura ou ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para realizar o cadastro, acompanhado do responsável pela unidade familiar.

Para mais informações acesse a página do ID Jovem no site da Caixa Econômica Federal.