Secretaria Municipal da Saúde inaugura Centro de Especialidades Odontológicas no Jardim Vera Cruz

Vera Cruz, localizado no fundão de M’Boi Mirim, Zona sul da cidade.

 O secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, faz, nesta quarta-feira (28), às 11h, a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Vera Cruz, localizado no fundão de M’Boi Mirim, Zona sul da cidade.

Nascido da reivindicação organizada da comunidade, por meio dos Conselhos de Saúde das Unidades da região, o CEO permite o atendimento na área de Saúde Bucal nos níveis Secundários e Terciários de Atenção e vai oferecer atendimento nas especialidades de periodontia, endodontia, cirurgia oral menor, ortodontia, próteses, atendimento e diagnóstico em semiologia clínica, assim como atendimento de pacientes especiais.

A unidade, que ocupa uma área de 157 m² do prédio onde hoje já estão instaladas a UBS Integral Vera Cruz e o Hospital Dia da Rede Hora Certa M’Boi Mirim II, será referência para as unidades de Atenção Primária da região do M’Boi Mirim. Os casos atendidos no CEO Vera Cruz que necessitarem encaminhamento para outros Serviços de maior complexidade, serão referenciados via Coordenação de Regulação Municipal.

O CEO Vera Cruz vai contar com cinco consultórios odontológicos, salas de raio-x, de expurgo e multiuso, além da recepção e das salas administrativas. O quadro completo de RH prevê nove cirurgiões dentistas, cinco auxiliares de saúde bucal, um gerente, três auxiliares técnico-administrativos e um encarregado administrativo.

Para a reforma e adequação do espaço, foram investidos 190 mil reais e outros R$ 244,54 mil foram utilizados na compra de equipamentos.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e será gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM).

No mesmo dia, às 15h30, o Saúde em Movimento chega às obras da UBS Parque Araribá, no Campo Limpo, que conta com a ampliação de cinco novas salas, incluindo as salas para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além de sala para almoxarifado, de espera e farmácia.

As obras, que começaram em 16 de novembro, têm previsão de término em até 90 dias, com um investimento de R$ 242 mil.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, é gerenciada em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE) e possui mais de 31 mil pessoas cadastradas. Conta com 10 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).