Dom Mauro lança Comissão Regional de Segurança Alimentar

Capital será a 30ª comissão do CONSEA no estado; zona sul é a quinta região mobilizada

Com a presença do bispo dom Mauro Morelli, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA-SP), inicia nesta semana, pela zona sul de São Paulo, o processo de articulação e mobilização social contra a miséria e os males da fome envolvendo sete subprefeituras.


O bispo, que é presidente do CONSEA-SP, proporá a implantação da comissão regional de segurança alimentar e nutricional sustentável que será coordenada por um grupo de trabalho formado no encontro do dia 17 de janeiro, a partir das 8:30 horas, na UNISA – Universidade de Santo Amaro e contará com representação das subprefeituras, membros de secretarias, ONGs e sociedade civil organizada.


Instituído em 2003, e composto por 1/3 de representantes do poder público estadual e 2/3 da sociedade civil, entre instituições, entidades sociais, representantes de ONGs e movimentos sociais, de âmbito municipal. O CONSEA-SP tem como objetivo estabelecer a política de segurança alimentar nutricional do estado, cuja meta é assegurar a todos os cidadãos o acesso ao direito humano básico aos alimentos em quantidade e qualidade necessárias ao seu desenvolvimento e à nutrição, desde a gestação até a idade adulta.
 

Para isso, diz dom Mauro, que assumiu a presidência ano passado, é preciso levar para todas as comunidades políticas públicas relacionadas à criação de empregos, programas de transferência e geração de renda, frentes de trabalho e programas de capacitação, orquestrando uma ação entre famílias, sociedades e governos em seus diversos níveis: “Queremos que as pessoas sejam saudáveis, bem-humoradas, inteligentes e participantes. Tudo isso só é possível a partir de uma boa alimentação e da cidadania”, afirma.

Minas Gerais
A longa trajetória de dom Mauro Morelli no campo da organização social contra a miséria e os resultados de seu trabalho o credenciaram à presidência do CONSEA-SP. O bispo também é promotor do Comitê Permanente de Nutrição da Organização das Nações Unidas (ONU) e presidente do CONSEA-MG, primeiro instituído no País, em 1999.
Naquele ano, em alguns municípios mineiros, 70% das crianças pesadas em postos de saúde encontravam-se em situação de risco nutricional. Para melhorar a situação, o CONSEA-MG trabalhou para ampliar a abrangência das ações diretas de combate à fome e a desnutrição, mas também de políticas públicas em diversas áreas, como as de saneamento básico e educação.
O CONSEA-MG articulou, por exemplo, a criação do Bolsa Escola no estado, que hoje atende mais de 25 mil famílias, conseguiu ampliar a merenda escolar e o atendimento da Pastoral da Criança (de 140 mil para 208 mil crianças em 2001, primeiro ano de atuação conjunta). Também articulou a criação do Instituto de Terras (ITER), que passou a mediar os conflitos no campo e reaver terras devolutas para a reforma agrária, além de cursos de alfabetização de adultos, reciclagem de lixo, abastecimento de água, entre várias outras ações.

São Paulo
Este ano, o CONSEA-SP criou 29 comissões regionais em todo o estado, as quais difundem o conceito de segurança alimentar sustentável e devem iniciar articulações com a sociedade civil organizada, dioceses e governo municipal.
A coordenação dos grupos de trabalho tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e agregar as diversas atividades locais visando, numa etapa posterior, a realização de uma assembléia regional, que elege uma coordenação para a CRSANS da Capital e o conselheiro que representará o município no CONSEA-SP junto aos outros 29 representantes do interior.

Subprefeituras e bairros mobilizados: Campo Limpo, Capão Redando, Vila Andrade, Capela do Socorro, Socorro, Cidade Dutra, Grajaú, Cidade Ademar, Pedreira, Jabaquara, M´Boi Mirim, Jd. Ângela, Jd. São Luiz, Parelheiros, Marsilac, Santo Amaro, Campo Belo e Campo Grande.

Evento:

Local: UNISA – Universidade de Santo Amaro – ZS

Auditório Campus II

Endereço: Rua Isabel Schimidt, 349 – Santo Amaro