Governador inaugura Fatec e Escola Técnica na zona sul

Governador inaugurou nesta quinta-feira, dia 2, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) e a Escola Técnica (ETE) Zona Sul, localizadas no bairro São Luis, capital paulista.

Na ocasião, Alckmin assinou decretos de criação de mais sete Fatecs no Estado: Carapicuíba, Itapetininga, Marília, Pindamonhangaba, Praia Grande, São José dos Campos e Tatuí, além de assinar os decretos da Fatec ZS e ETE ZS.

Também autorizou R$ 60 milhões para as escolas técnicas. "O dinheiro será investido para reformar, reequipar laboratórios, comprar livros e softwares das escolas já existentes", informou o governador.

"Estamos inaugurando hoje a 124º Escola Técnica. É a maior rede do ensino técnico e tecnológico da América Latina. E a 26ª Faculdade de Tecnologia", detacou.

Alckmin disse que das 13 melhores escolas públicas, 12 delas foram do Centro Paula Souza. "Isso mostra que as nossas Escolas Técnicas são de qualidade, disse o governador, lembrando que 95% dos estudantes que se formam pela ETE ou Fatec saem com emprego garantido.

O governador informou que em frente a instituição de ensino será construída uma área esportiva. "Isso vai dar um futuro para o jovem que reside na região", disse.

A Fatec Zona Sul, inspirada pelos excelentes resultados obtidos com a instalação da Fatec Zona Leste, ambas construídas em regiões carentes de ensino público e de qualidade, oferece o curso Informática com ênfase em Gestão de Negócios (80 vagas no total, nos períodos tarde e noite). A ETE Zona Sul oferece os cursos técnicos em Administração e Eletrônica, (80 vagas cada, nos períodos tarde e noite). As aulas da Fatec ZS e da ETE ZS começam dia 6 de março. As demais Fatecs para as quais houve 5.142 inscritos, terão processo seletivo no dia 5 março, com exceção da Fatec Praia Grande, cujo Vestibular aconteceu no final de 2005 .

Cursos inéditos

Além de contribuir para aumentar os índices de empregabilidade de jovens, a ampliação do ensino técnico e tecnológico impulsiona o crescimento econômico da região, pois todos os cursos estão afinados com o setor produtivo e o mercado de trabalho.

As novas faculdades também acrescentam novos cursos à ampla gama de modalidades já oferecida pelo Centro Paula Souza. No interior, a Fatec Marília oferece o curso Tecnologia em Alimentos (80 vagas no total, nos períodos manhã e noite). A Fatec Itapetininga oferece o curso Tecnologia em Agronegócios (80 vagas no total, nos períodos manhã e noite). E a Fatec Pindamonhangaba oferece o curso Tecnologia em Metalurgia (40 vagas no total, no período noite).

Maior oferta

Com as novas Fatecs, amplia-se, ainda, a oferta de vagas de cursos já existentes na instituição. A Fatec São José dos Campos oferece o curso Logística com ênfase em Transportes (80 vagas no total, nos períodos manhã e noite). Na Fatec Tatuí, será ministrado o curso Eletrônica – modalidade Automação Industrial (80 vagas no total, nos períodos tarde e noite. E, na região da Grande São Paulo, a Fatec Carapicuíba oferece o curso Tecnologia com ênfase em Transportes (80 vagas no total, nos períodos manhã e noite).