Prefeito visita obras do primeiro hospital público de M'Boi Mirim

Nesta terça-feira (28/03), o prefeito de São Paulo participou de atividades ligadas à área de saúde na região do M’Boi Mirim, Zona Sul da cidade. Por volta das 12h, participou da 1ª Mostra de Agentes Comunitários de Saúde de M’Boi Mirim, na sede do Clube Atlético Indiano.


O evento foi promovido pela Coordenadoria Regional de Saúde Sul, em conjunto com a subprefeitura local e os parceiros do Programa Saúde da Família (PSF) - Associação Santa Catarina, Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim e Associação Comunitária Monte Azul.


A mostra tem o objetivo de promover a integração entre os agentes comunitários que trabalham na região, proporcionando a troca de experiência entre os profissionais por intermédio de debates e da exposição dos principais trabalhos. "A região compreendida pela Subprefeitura de M’Boi Mirim é a única cuja população é 100% atendida pelos agentes de saúde", comentou o prefeito, ao cumprimentar os agentes - a grande maioria mulheres - pelo trabalho desenvolvido nas residência e nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) da região.


O PSF teve início na cidade de São Paulo em 2001. Até o ano de 2004 existiam 722 equipes de PSF, número que aumentou para 909 equipes desde o início do ano passado. Atualmente, existem 5.588 agentes comunitários de saúde na rede, dos quais cerca de 900 apenas em M’Boi Mirim.


Obras do Hospital


A segunda parada do prefeito foi nas obras do primeiro hospital público do distrito de M’Boi Mirim, construído em parceria com o governo estadual. Ele fez uma visita a todos os pavimentos e pôde avaliar a evolução da obra, iniciada em abril de 2005. O piso de sustentação dos cinco pavimentos do futuro hospital já está concluído, e a estrutura do térreo e do 1º pavimento está com 90% dos trabalhos executados. "O Hospital de M'Boi Mirim irá suprir uma demanda crucial na região. Quando assumimos, em 2005, no lugar hoje ocupado pela construção do hospital havia um galpão de fábrica. Começamos a construção do zero e, em um ano, a estrutura do hospital já é uma realidade", observou.


Segundo o prefeito, até 2007 a região de M’Boi Mirim ganhará mais cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e mais uma unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA). "Depois que tivermos o hospital pronto, o atendimento de saúde na região será completo", ressaltou o prefeito.


Serviços


O Hospital de M’Boi Mirim, com previsão de conclusão para agosto de 2007, oferecerá à população da região (cerca de 580 mil habitantes) 281 leitos e atendimento de urgência e emergência nas áreas de clínica médica, cirurgia (geral e ortopédica), maternidade - com assistência especial à gestante de alto risco -, pediatria e saúde mental.


O pronto-socorro contará com cinco salas de emergência, 33 leitos de observação para adultos e 13 leitos de observação infantil. O futuro equipamento deverá empregar aproximadamente 1.600 profissionais, atender mensalmente a cerca de 20 mil pessoas, e internar 1.100 pacientes a cada mês.


AMA Jardim Ângela


Ao saber que a primeira unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) da Capital, inaugurada pela atual gestão no dia 21 de março de 2005, estava festejando o primeiro ano de funcionamento, o prefeito decidiu visitar o local, no Estrada de Guavirituba. A unidade do Jardim Ângela funciona diariamente das 7h às 19h, todos os dias da semana, inclusive feriados (as demais AMAs abrem de segunda-feira à sábado).


A AMA do Jardim Ângela abriu as portas com capacidade de atendimento de nove mil pessoas por mês. Atualmente, chega a atender até a 15 mil pacientes mensalmente. A AMA é gerenciada em parceria com o Cejam (Centro de Estudos Professor João Amorim), entidade também associada à Prefeitura no Programa de Saúde da Família (PSF). A unidade conta com clínicos gerais, pediatras, socorristas e dentistas, e oferece diariamente exames de diagnóstico, como Raio-X e eletrocardiograma, e exames laboratoriais de urgência relativa.