M'Boi Mirim realiza mais uma Virada

Nos dias 20 e 21 de maio São Paulo vai viver, mais uma vez, uma grande maratona cultural de 24 horas em todas as regiões da Cidade. A Virada Cultural de 2005 introduziu um conceito novo em eventos públicos: cultura para todos, em todos os lugares. Por este motivo obteve adesão da população e da mídia.

O principal objetivo da iniciativa, que já faz parte do calendário cultural de São Paulo, é levar as pessoas a se apropriarem do espaço público, assumindo e celebrando a cidade por meio da cultura.

De 19 a 20 de novembro do ano passado (2005), durante 24 horas a cidade esteve mobilizada em torno de múltiplas atrações culturais, voltadas para diferentes públicos, buscando contemplar a todos os gostos. Foram mais de 3 mil artistas que se apresentaram em 250 locais. Os principais articuladores do evento foram a Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o SESC São Paulo e a SP Turis. A adesão espontânea de muitas outras entidades também foi marcante e ajudou a Virada a ser um momento importante na cultura da Cidade.

No palco montado na Av. São João apresentaram-se Tom Zé, Paulo Vanzolini, Elza Soares, Antônio Nóbrega, entre outros. Também na região central foram feitas diversas intervenções de artes plásticas e de dança. Uma ampla programação, que incluiu shows de hip hop, reggae, samba e forró, aconteceu em bairros de todas as regiões da cidade: Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Parelheiros, Itaquera, Freguesia do Ó, Cidade Tiradentes etc. No Parque da Independência, Ipiranga, realizaram-se apresentações de dança durante toda a madrugada. Ainda no Parque, o show infantil de Adriana Calcanhoto encerrou as atividades da Virada Cultural com um público estimado em mais de 20 mil pessoas.

A Pinacoteca do Estado funcionou até a meia-noite e recebeu cerca de 3 mil visitantes; a Casa das Rosas criou uma programação especial de poetas e poemas e esteve aberta durante toda a madrugada. Pelo Sesc Pompéia, que também teve atividades durante toda a madrugada, passaram mais de 10 mil pessoas.

Para este ano de 2006, os mesmos articuladores estão novamente juntos esperando uma adesão maior das instituições e espaços de cultura da Cidade.

Veja Programação da Virada