M’Boi Mirim apresenta trabalhos dos Pólos de Desenvolvimento Social

Aconteceu no sábado, 03 de junho, a 1ª. Mostra dos Pólos de Desenvolvimento Social de M’Boi Mirim

Esse trabalho, pioneiro na região, é parte de uma proposta de políticas públicas implantada nas áreas de maior exclusão social de M’Boi Mirim, onde se atinge, sobretudo, crianças e jovens de sete a dezenove anos de idade. A proposta consiste na implementação de ações integradas entre poder público e comunidade, envolvendo práticas intersetoriais das áreas de esporte, cultura, assistência social, habitação, saúde, educação, planejamento e obras que, por meio de linguagens de esporte e cultura, procura promover o sentimento de pertencimento e cidadania da população.

De acordo com a Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social,  já foram implantados seis pólos nas regiões de Alto Riviera/Jd. Nakamura, Cidade Ipava/Aracati, Horizonte Azul/Vera Cruz, Jd. Ibirapuera, Pq. Europa e Pq. Santo Antonio. “Estão sendo desenvolvidas 187 oficinas, das quais, mais de 3 mil pessoas estão participando”, informa a coordenadoria, esclarecendo que para cada pólo foi elaborado um projeto específico que levou em consideração a realidade, as carências e o desejo de cada região.

Na abertura da Mostra o Subprefeito de M'Boi Mirim ressaltou que, por tratar-se de ações eficientes e de baixo custo, este projeto deverá ser ampliado em breve para mais quatro regiões. Segundo ele, a partir da experiência desses pólos, está sendo viabilizada a implantação de um novo projeto na área de esporte e cultura, através do qual os alunos da rede municipal de ensino poderão participar de atividades nos clubes náuticos da região. A proposta está em análise na Secretaria Municipal de Educação e já tem aprovação das diretorias dos clubes. “Numa região como essa, onde os bairros são tão carentes infra-estrutura, drenagens e pavimentação, nós temos a responsabilidade também de abrir espaços de desenvolvimento cultural e intelectual, que é a única forma de realmente transformar a vida das pessoas”, afirma o subprefeito, lembrando ainda que uma das maiores carências da população desta região está sendo atendida com a construção do Hospital M’Boi Mirim.

A Mostra contou com apresentações artísticas de música, teatro e dança, artesanatos e atividades esportivas e, além de grande participação da comunidade foi prestigiada também pela Supervisora Regional de Saúde, dra. Evy Monteiro e por demais técnicos da Saúde e da Assistência Social.