Casa de Cultura ganha cobertura do palco e Espaço Ambiental


Dezenove de abril foi um dia de grande festa na Casa Popular de Cultura M’Boi Mirim. A comunidade comemorou o Earth Day – Dia da Terra, com a entrega das reformas da casa, a instalação da cobertura do palco e a implantação de um Espaço Ambiental, tudo patrocinado pela empresa Timberland e Instituto Alpargatas.

Esse projeto começou a partir de um curso de capacitação de lideranças organizado pela Subprefeitura M’Boi Mirim, no segundo semestre do ano passado. O coordenador da Casa de Cultura, Luiz Claudio de Souza, e a auxiliar Rita Ma. Santa Rita Carneiro participaram da capacitação e, ao final do curso, elaboraram um projeto de reforma da Casa. A SEI Consultoria se interessou pelo projeto e o apresentou à Timberland que, junto com o Instituto Alpargatas, assumiu o patrocínio. Assim a parceria foi montada.

A pintura das áreas internas e externas, o plantio de mudas e a instalação do palco foram executados com o trabalho voluntário dos funcionários da Timberland e com investimentos da empresa. A contrapartida solicitada à Subprefeitura foi a criação de um Espaço de Educação Ambiental no local, o que foi mais um ganho para a casa.

Para implantação do Espaço Ambiental, outras 4 lideranças da Casa de Cultura participaram de um Curso de Educação Ambiental do Instituto de Pesquisa Ecológica, também patrocinado pela Timberland. Esses educadores serão responsáveis pelo acervo sobre Meio Ambiente instalado no local e pela realização de oficinas sobre o tema, com o objetivo de formar mais educadores ambientais na comunidade.

Desta forma, a Casa de Cultura M’Boi Mirim, além de promover a cultura popular, agora passa a ser também referência na área ambiental, na região.