Piraporinha ganha nova Praça

Intervenção da Subprefeitura no Largo do Piraporinha disponibiliza nova área de lazer aos moradores

Um dos primeiros projetos elaborados pela Subprefeitura M’Boi Mirim a partir de sua criação, em 2004, foi a revitalização do Largo do Piraporinha. Desde então, essa intervenção vinha sendo protelada devido a inúmeras dificuldades apresentadas para sua execução.

Porém, a praça que viria a ser um cartão de visita desta região, localizada em um ponto privilegiado da Estrada de M’Boi Mirim, não poderia mais permanecer apenas como um terreno sujo e irregularmente utilizado como ponto de caminhões de frete e de vendedores ambulantes. Com a escassez de áreas de lazer nesta região, tornava-se urgente uma melhor destinação para esse local.

Foi assim que, em meados de 2006, a Subprefeitura decide incluir o Largo do Piraporinha no projeto Passeio Livre, que prevê a reforma de calçadas de próprios municipais e vias estratégicas e estruturais. Inicialmente, seria feita apenas a reforma das calçadas, com a colocação de piso intertravado. Mas a criatividade dos arquitetos e engenheiros da Subprefeitura, e o empenho do Subprefeito em atender a reivindicação dos moradores, possibilitou a ampliação da intervenção, e o Piraporinha ganhou uma nova praça. Além do novo piso, foram instalados postes de iluminação, bancos e lixeiras. Também foi realizada uma intervenção paisagística com instalação de floreiras e plantio de árvores e palmeiras.

“Todo mundo gostou. Antes eu ficava só em casa, hoje tenho para onde ir. Posso ficar aqui na praça, sentado no banco, tomando sol e conversando com os amigos”, diz o senhor Josino Valdemar, morador do bairro há 70 anos.

Os que também ficaram satisfeitos com a reforma foram os comerciantes, que tiveram seus estabelecimentos mais valorizados. Segundo a cabeleireira Verônica Gomes, os caminhões que ficavam estacionados na praça atrapalhavam a vista dos estabelecimentos comerciais. “Tenho um salão de beleza há muitos anos. Depois da reforma da praça a clientela aumentou bastante”, afirma.

O importante agora é caprichar na manutenção do local. A Subprefeitura está reforçando a limpeza e a varrição. É necessário que os usuários também colaborem.
“Hoje o Piraporinha é outro Piraporinha”. É assim que o senhor Severino Vieira, 72 anos, 45 dos quais vividos no bairro do Piraporinha, agradece emocionado a transformação realizada pela Subprefeitura nesse local.