Limpeza no sistema de microdrenagem

A limpeza no sistema de microdrenagem é fundamental na prevenção das enchentes e na preservação dos córregos. Até 2005, existiam cerca de 30 pontos críticos de enchentes na região de M’Boi Mirim que, com a realização permanente desse serviço de limpeza foram sendo eliminados.


O sistema de microdrenagem consiste em bueiros, poços de visita, ramais e galerias. Os bueiros captam as águas das chuvas que, através dos ramais são transportadas para as galerias. De lá as águas são direcionadas para os córregos.


Quando esse sistema está funcionando, dificilmente ocorrem enchentes. Mas, para que tudo funcione bem, é necessário efetuar limpezas permanentes e, mais importante, é necessário que a população colabore não jogando lixo nas ruas.


De acordo com a Coordenadoria de Infra-estrutura e Obras da Subprefeitura M’Boi Mirim, é comum encontrar até carrinhos de bebê, partes de sofás e animais mortos nos bueiros. Garrafas pet são os objetos mais freqüentes.


A limpeza desse sistema é realizada em dois processos: manual e mecanizada. Na limpeza manual, uma equipe de operacionais entra na boca lobo e retira a sujeira com pás e enxadas, desobstruindo a passagem da água para os ramais. Em seguida vem a limpeza mecanizada, realizada com caminhão combinado que contém sugador e hidrojato. Esse caminhão suga os detritos mais resistentes e, com o jato d’água, limpa e desobstrui todo o canal. O mesmo processo acontece nas galerias, cujo acesso se dá pelos poços de visita.

Confira os números

De 2005 até o final do primeiro semestre de 2007, na região de M’Boi Mirim foram limpos:

• 15.294 Bueiros
• 1.725 Poços de Visita
• 23.068 metros de ramais
• 53.935 metros de Galerias