Parque Santo Antonio ganha espaço de convivência e cultura

Subprefeitura M’Boi Mirim implementa ação de retomada do espaço público onde funcionava o Sacolão do Parque Santo Antonio para criação de um espaço de cultura, educação e lazer

Aconteceu em clima de alegria e festa a ação de retomada de espaço público promovida pela Subprefeitura M’Boi Mirim no último sábado, 25 de agosto. O imóvel no qual funcionava um sacolão agora será utilizado pela comunidade como centro de convivência e cultura.
Há mais de um ano a Subprefeitura vem tentando reaver esse imóvel. Em julho de 2006, o Sacolão foi lacrado, em virtude de inúmeras irregularidades administrativas apresentadas. Os permissionários vinham desrespeitando a legislação vigente, transformando o Sacolão em uma espécie de Supermercado, com a comercialização de grande número de produtos não autorizados, incluindo bebidas alcoólicas.
Diante do difícil quadro social da região, surgiu, então, a proposta de transformar o espaço em um Pólo Cultural, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores do bairro. Com uma população de aproximadamente 35 mil habitantes, o Parque Santo Antonio possui 6 estabelecimentos públicos de educação, 1 Unidade Básica de Saúde e nenhum equipamento de lazer e cultura, apresentando índices de alta e altíssima vulnerabilidade social e de violência.
Levantamentos recentes da Supervisão de Assistência Social identificaram cerca de 100 crianças e adolescentes em situação de prostituição e trabalho infantil nessa região.
No entanto, em desobediência à revogação do Termo de Permissão de Uso, os permissionários se recusavam a fazer a entrega do imóvel e retirada de seus pertences. Chegaram até mesmo a ingressar com um mandado de segurança, cuja liminar não foi concedida pela justiça.
Com respaldo das polícias civil e militar, da GCM e do Ministério Público do Estado, equipes da Subprefeitura e representantes de ONG’s, dedicaram a manhã do último sábado para retomar o espaço público. No local foram realizados serviços de limpeza e alguns reparos. O material de lá retirado foi relacionado e fotografado, e estará sob guarda da Subprefeitura por um prazo de 30 dias, período em que os interessados poderão apresentar documentos que comprovem a posse.
Lembrando que o sacolão cumpriu o importante papel de promover a regulação dos preços na região, o Promotor Público, Dr. Augusto Eduardo de Souza Rossini ressalta que neste momento um espaço de cultura será de maior valia para o bairro. “O mercado se regulou. O que falta agora é o acesso à cultura”, afirma.
Dispondo de 3 mercados de porte médio, 1 supermercado, 1 sacolão particular e 1 feira livre semanal, a comunidade do Parque Santo Antonio não ficará desabastecida com o fechamento do sacolão.
Emocionada, Rosa Suzuki, Major da Polícia Militar, lembrou a estória da menina que, ao ganhar um lindo vestido azul, desencadeou uma grande corrente capaz de melhorar a aparência e a vida de todo o bairro onde morava. “Hoje a Subprefeitura nos presenteia com este espaço de cultura que será o nosso lindo vestido azul. Cabe a todos os poderes, sobretudo ao poder da comunidade, garantir que essa onda se propague”, disse Suzuki, confiante que este será o início de uma grande transformação do Parque Santo Antonio e região.
De acordo com o Subprefeito de M'Boi Mirim, a Subprefeitura já dispõe de recursos para realizar a reforma do prédio, que se inicia nesta semana. Porém, ele diz que desde já a comunidade já pode utilizar o espaço. “Realizamos hoje um ato administrativo não contra alguém, mas a favor da comunidade, com o objetivo de implantar um espaço de convivência, pois acreditamos que o único instrumento de transformação de um território é a cultura, que abre horizontes e amplia a forma de ver o mundo”, conclui o Subprefeito.
O centro comunitário e cultural será gerenciado por um Conselho Gestor composto por representantes da comunidade e do poder público. Também será instalado no local o Projeto Casa Brasil, convênio firmado entre Prefeitura da Cidade de São Paulo e Governo Federal, que oferece serviços de telecentro, biblioteca, laboratórios de ciências e multimídia, sala multi-uso e auditório.
O centro já começa a funcionar a partir do próximo sábado, com apresentação da peça “A Brava”, da Cia Teatral ManiCômicos – Núcleo Brava Companhia. Todos os cursos e apresentações culturais do espaço serão gratuitos.
Não perca as próximas atrações:
28/9 às 19 horas - apresentação do grupo de samba UMOJÁ
29/9 às 17 horas - "A farsa do bom enganador" - Grupo Buraco do Oráculo
30/09 às 17 horas - "A Brava" - Grupo Brava Companhia.