Defesa Civil: Experiência de M’Boi Mirim é apresentada em Seminário Internacional

A Subprefeitura M’Boi Mirim participou do Seminário Internacional de Defesa Civil, realizado nos dias 29 e 30 de agosto, no Expo Center Norte. Organizado pela Coordenadoria de Defesa Civil da Cidade de São Paulo, o seminário teve como objetivo discutir aspectos da atuação nos sistemas de prevenção e atenção à grandes desastres, ampliando a conscientização do papel da Defesa Civil na prevenção e resposta aos desastres.
À Defesa Civil de M’Boi Mirim coube proferir palestra sobre “Mobilização Comunitária” – o papel do NUDEC (Núcleo de Defesa Civil) na região de M’Boi Mirim. Dentre outras ações, foi apresentado o projeto do Pluviômetro confeccionado em garrafa pet, projeto pioneiro que já dispõe de 70 voluntários espalhados pelas áreas de risco de M’Boi Mirim monitorando o nível de chuvas na região.
Qual o papel do voluntário NUDEC?
Capacitados por técnicos da Defesa Civil local, os voluntários do NUDEC atuam em parceria com a Subprefeitura, servindo de ponte entre Defesa Civil e moradores de áreas de risco. Nos períodos de chuva eles monitoram os índices pluviométricos, tomando providências para orientar e proteger os moradores dessas áreas. Durante a estiagem, os voluntários ajudam a conscientizar a comunidade sobre os riscos de desmatamento, despejo de lixo nas encostas, nos córregos e na Represa.