Obras da primeira ponte da Estrada M'Boi Mirim estão aceleradas

A ponte contará com um corredor exclusivo para ônibus, o que trará mais rapidez ao transporte público e consequentemente melhor qualidade de serviços. Vale salientar que as duas pontes não mais atrapalharão o fluxo do rio Embu Mirim.

A construção da primeira ponte, que marca o início das obras de duplicação da Estrada M'Boi Mirim, está em processo acelerado. As bases (fundação e pilares) que irão servir de apoio para as vigas de estrutura metálica da ponte já estão posicionadas. Nelas serão instaladas as vigas metálicas, que já se encontram adequadamente posicionadas no local.

A operação será grande. Estima-se que o peso da estrutura metálica seja aproximadamente 200 toneladas. Por conta disso, a empreiteira responsável pela obra, juntamente com técnicos, estão realizando estudos para definir os equipamentos e a logística que serão necessários para a execução final da montagem da ponte.

Após a conclusão das obras da primeira ponte serão iniciadas as obras de duplicação da via, no trecho que vai do Rio Embu Mirim até a Estrada da Cachoeirinha. Assim que forem concluídas as alças viárias, o trânsito local será desviado para que a antiga ponte seja demolida. "No local onde hoje está a ponte antiga construiremos uma nova. Será uma ponte gêmea. Dessa forma finalizamos a duplicação desse trecho", explica o engenheiro.

A ponte contará com um corredor exclusivo para ônibus, o que trará mais rapidez ao transporte público e consequentemente melhor qualidade de serviços. Vale salientar que as duas pontes não mais atrapalharão o fluxo do rio Embu Mirim, como ocorre atualmente com a antiga ponte. É que ambas estão sendo construídas sem pilares dentro do rio Embu Mirim, o que contribuirá para que não ocorram enchentes no local.

Nova rotatória dará maior fluidez

As obras da rotatória localizada no cruzamento das estradas M'Boi Mirim e Cachoeirinha também começam a ganhar forma. No local estão sendo concluídas as calçadas (passeio) e parte da via já foi terminada. A futura rotatória, juntamente com a duplicação da ponte que fica sobre o rio Embu Mirim, trarão mais fluidez ao trânsito local, facilitando inclusive o desvio do tráfego de forma segura. Para a construção do acesso, a Prefeitura desapropriou residências e comércios no local.

Adeus aos congestionamentos

A expectativa da comunidade com a entrega das obras é grande. A Estrada M'Boi Mirim é hoje uma das principais vias de deslocamento do eixo Sul - Centro. Porém, seu sistema encontra-se saturado, com congestionamentos constantes, principalmente nos horários de maior fluxo de veículos. Por isso, a Prefeitura de São Paulo está realizando no local obras de alargamento da via, que passará a operar em pista dupla com canteiro central e duas faixas adicionais de tráfego geral por sentido, além de uma ciclovia e de um corredor de ônibus.

Fundação e pilares da nova ponte sobre o Rio Embu Mirim, na Estrada M'Boi Mirim já estão prontas e vigas metálicas deverão ser instaladas até meados de março, numa grande operação que está sendo organizada.