Oficina de samba de coco no Sacolão das Artes

A aula será gratuita, das 19 às 22h, no dia 13 de dezembro, sexta-feira.

O Samba de coco é uma tradição do Nordeste do Brasil que reúne música, dança e poesia. Sua origem encontra-se na construção das casas de taipa (com madeira e barro) no meio rural.

Por ocasião da construção de uma casa, o futuro proprietário convidava toda a comunidade para o trabalho. Depois de erguida a casa, era chamado um cantador de coco para cantar dentro da casa onde havia sido espalhado barro pelo chão. Enquanto o coquista cantava, os demais respondiam aos cocos e dançavam sobre o barro até que ele ficasse liso e plano. Assim era construído o piso da casa.

Dessa prática originaram-se os trupés do samba de coco, os passos percutidos cuja função, além da própria brincadeira, era tornar o piso de barro liso e uniforme.

Atualmente o samba de coco é uma brincadeira do meio rural nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba comum durante os festejos da época de São João ou por comemoração da colheita da mandioca e do feitio de farinha, nas casas de farinha.

A oficina, ministrada por Renata Rosa, trabalha com a música do samba de coco, sua estrutura poética, a sua dança percussiva, seu ritmo e a relação entre esses elementos, integrando-os num fazer artístico e lúdico.

Acesse o link do Sacolão da Artes: http://sacolaodasartes.blogspot.com.br/