M’Boi Mirim tem o maior número de candidatos ao Conselho Participativo

156 interessados se inscreveram para disputar as 51 vagas nas eleições de 8 de dezembro.

A Subprefeitura M´Boi Mirim foi a região da cidade com o maior número de candidatos inscritos para a eleição do Conselho Participativo Municipal, a ser realizada em 8 de dezembro. O último dia de inscrições, em 7 de outubro, foi bastante movimentado e com filas na sede da subprefeitura.

No total, 156 moradores interessados (67 do distrito Jardim São Luís e 89 do Jardim Ângela) registraram-se oficialmente para disputar as 51 vagas disponíveis do conselho participativo local. Outras áreas da capital com grande quantidade de inscritos foram Itaquera, Ipiranga e Campo Limpo com 152, 143 e 142 candidatos, respectivamente.

Postulante a uma das vagas participativas, Rosivaldo Caetano Alves, morador da comunidade do Boulevard da Paz, no Jardim Ângela, destacou a importância da nova forma de governo junto à sociedade civil organizada. “Através do futuro conselho, poderemos ser o porta-voz do povo. Há a necessidade de que venhamos cobrar diretamente o poder público, e esse é o meio que faltava entre o governo e população, para enfim podermos fiscalizar e reivindicar mais ações”, opina.

Já a moradora do bairro Alto do Riviera, Débora Batista de Jesus, soube das eleições ao Conselho Participativo por intermédio de um amigo e logo se entusiasmou em concorrer. “Achei a proposta um caminho interessante para a troca de informações e demandas. Muitas coisas acontecem na região que o poder público não sabe e nós também não ficamos sabendo. Com isso poderemos ajudar mais a população na solução dos problemas", afirma.

Ainda no dia 28 deste mês, as comissões eleitorais instaladas nas subprefeituras publicarão os nomes dos candidatos habilitados em todas as regiões no Diário Oficial. A eleição para os membros do Conselho Participativo será realizada no dia 8 de dezembro deste ano, em todas as subprefeituras da cidade, com suporte da Justiça Eleitoral. O processo de votação por voto direto será semelhante ao que ocorre nas eleições comuns. As pessoas deverão comparecer às seções eleitorais e apresentar título de eleitor e documento oficial com foto.

Os candidatos eleitos assumem os cargos no dia 2 de janeiro e terão mandatos não remunerados com duração de dois anos. Em M’Boi Mirim, o conselho será composto por 51 membros – 27 do Jardim Ângela e 24 do Jardim São Luis. Eles terão a missão de fiscalizar, participar do planejamento e da aplicação de recursos e das políticas públicas nos distritos e subprefeituras. Por se tratar de um colegiado independente, os eleitos terão autonomia para acessar informações públicas, sugerir medidas e contestar atos do poder público nas regiões para as quais forem eleitos.

Confira a lista de candidatos inscritos.